Página Inicial > Notícias > Nota de repúdio às atitudes de racismo no III ENNEABI

Nota de repúdio às atitudes de racismo no III ENNEABI

Frente aos relatos de atos racistas em desfavor da delegação de estudantes e servidores do IFMA em evento acadêmico, a instituição se solidariza e repudia veementemente todos os atos que impliquem em discriminação de qualquer natureza.
  • publicado 09/11/2017 20h22
  • última modificação 10/11/2017 10h06

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) manifesta repúdio a todos os atos que impliquem em discriminação de qualquer natureza.

Dessa forma, a instituição se solidariza frente aos relatos de atos racistas em desfavor da delegação de estudantes e servidores da instituição que participam, desde a terça-feira (07), em Campos dos Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro, do III Encontro Nacional de Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (NEAB), Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) e grupos correlatos da Rede Federal de Educação Profissional Tecnológica (III ENNEABI).

O IFMA reforça a importância da valorização dos direitos humanos e considera que as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica representam um espaço de transformação social. Eventos como o ENNEABI possuem relevância social, pedagógica e devem servir como exemplo para um amplo debate em nossa sociedade.

Agradecemos ao apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense), instituição anfitriã do evento, e que se posicionou com veemência contra os atos racistas relatados. Temos total convicção que os atos ocorridos não representam o pensamento de servidores e estudantes do IFFluminense.

O IFMA também considera que é fundamental uma apuração rigorosa frente aos fatos e que sejam tomadas todas as providências legais cabíveis.

Acesse aqui a Nota de Repúdio publicada pelo IFFluminense