Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > IFMA sedia competição de criação de jogos no Maranhão
Início do conteúdo da página Notícias

IFMA sedia competição de criação de jogos no Maranhão

Inscrições para o Global Game Jam terminam no dia 26 de janeiro. IFMA terá os campi São Luís – Monte Castelo e São José de Ribamar participando na edição de 2018 da competição, que acontece a nível mundial.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 23/01/2018 17h09
  • última modificação 23/01/2018 17h10
Imprimir

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) vai participar do Global Game Jam entre os dias 26 e 28 de janeiro, nos campi São Luís – Monte Castelo e São José de Ribamar. O evento é considerado a maior maratona de desenvolvimento de jogos do mundo, sendo realizado simultaneamente em mais de 90 países, com a participação de profissionais e entusiastas da área de jogos. No Brasil, mais de 30 cidades já confirmaram participação no evento, entre elas a capital maranhense e São José de Ribamar. Está é a segunda vez que o IFMA sediará o evento a nível de Maranhão.

O objetivo da Global Game Jam é permitir que profissionais e amadores das áreas de criação de games, como artistas, programadores, músicos e designers, se reúnam para desenvolver jogos em uma maratona de 48 horas a partir de um tema a ser revelado no primeiro dia do evento. Não há uma premiação específica ao final da maratona, mas os jogos ficam disponíveis para download no site oficial do evento, sendo os mais acessados visíveis em um ranking.

As inscrições estão abertas e ocorrem até o dia 26 de janeiro, com limite para 30 vagas no Campus Monte Castelo. Os interessados ainda podem enviar e-mail para [email protected], solicitando maiores informações de como participar. Dentre os participantes já inscritos, há desenvolvedores profissionais de jogos, servidores do IFMA e alunos do curso superior em Sistemas de Informação do Campus Monte Castelo. O servidor José Nunes de Oliveira Neto, do Laboratório de Jogos, Gamificação, Acessibilidade e Autoria Inteligente (JOGA-AI) do campus Monte Castelo, ressalta que a “participação em eventos como a Global Game Jam possibilita que nossos alunos e pesquisadores possam aplicar suas pesquisas e identificar novas questões ao trocar conhecimentos com profissionais do mercado”.

O Campus São José de Ribamar conta com 40 vagas preenchidas imediatamente pelos estudantes do próprio campus. O evento acontecerá no laboratório de computadores que ficará à disposição para que os participantes possam fazer seus jogos. A maior parte do público desta sede é formado por estudantes do curso técnico de Programação de Jogos Digitais, cuja primeira turma iniciou no primeiro semestre de 2017. Segundo o professor Ruy Oliveira, organizador da sede e coordenador do curso de jogos digitais, “o evento representa um momento de convergência para os alunos do curso de jogos que têm a oportunidade de concretizar em um jogo tudo que aprenderam durante o primeiro ano”.

Em São Luís, a Global Game Jam é organizada pela Associação Maranhense de Desenvolvedores de Jogos *AMAGames), com realização do IFMA. No ano passado, a Global Game Jam reuniu 36.164 participantes espalhados em 95 países. Mais de 7.000 jogos foram criados. Em São Luís, o evento, também organizado pela AMAGames, contou com a participação de 14 pessoas que desenvolveram 4 jogos. A expectativa é que, nesta edição, o número de participantes e de jogos dobre.

Fim do conteúdo da página