Incubadora de Ideias promove palestra sobre empreendedorismo

De acordo com o coordenador da Incubadora de ideias, os dados sobre as taxas de sobrevida das empresas no país são alarmantes. “Pode-se perguntar se o erro não está no início de constituição dessas empresas, mais especificamente na constituição da ideia empreendedora. Muitas vezes acha-se que é uma boa ideia e realmente é, entretanto, não há uma análise mais aprofundada sobre ela antes da constituição do negócio. É necessário analisar: quais meus pontos fortes? Quais meus pontos fracos? Quais as minhas oportunidades? Quais as ameaças? São questões que parecem simples de resolver, mas que não são feitas. Ter em mente as respostas dessas perguntas é fundamental para uma boa gestão e planejamento do negócio princialmente no início”, explica Pablo Gomes.
A Incubadora
O projeto é formado por professores da área de administração, pelo contador do campus e por alunos do curso técnico em administração. O projeto iniciou as atividades no mês passado e a previsão é que seja concluído em novembro. A primeira ação da incubadora voltada para o público será a palestra “Empreendedorismo em tempos de crise”, que terá a participação de Rodrigo Martins, analista do Sebrae, e de Sálua Ferreira, estudante de administração e empreendedora da Dindim Lelê Gourmet. Após o evento, a equipe da Incubadora de ideias vai iniciar o assessoramento para a maturação das ideias empreendedoras. “O impacto social do projeto está em dar uma base mais sólida aos empreendedores que procurarem a Incubadora de Ideias na constituição das suas empresas, além de evitar a não sobrevivência dessas empresas tão prematuramente”, avalia Pablo Gomes.
A proposta é que aqueles que pensam em empreender e aqueles que já possuem um negócio possam receber o auxílio técnico da equipe da Incubadora. O trabalho de assessoramento vai incluir desde pesquisa sobre o ramo do negócio, que envolvem a identificação das melhores práticas e a existência de serviços ou produtos semelhantes na região; passando pela elaboração do plano de
negócio (para novas empresas) ou plano de ação (empresas que já existem); até a apresentação dos resultados parciais para o empreendedor e a avaliação se há a necessidade de reformulação da ideia empreendedora. Além disso, está previsto a oferta de cursos de capacitação para aqueles que possuem ideias na incubadora e para o público geral.
Mais informações sobre a Incubadora de Ideias podem ser encontradas na Fanpage do projeto.
Redes Sociais