Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Notícias (Destaque Foto Grande) > Fórum debaterá sistematização de atividades docentes
Início do conteúdo da página Notícias

Fórum debaterá sistematização de atividades docentes

O evento, coordenado por uma Comissão Central, acontecerá nos dias 12 e 13 de abril, no Hotel Praia Ponta da Areia.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 09/04/2018 08h07
  • última modificação 12/04/2018 11h49

O Instituto Federal do Maranhão realizará, nos dias 12 e 13 de abril de 2018, o Fórum para Sistematização das Atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. Ultima etapa de contribuições, o evento, que acontecerá no Hotel Praia Ponta da Areia, em São Luís, tem suas atividades centradas em contribuições dos participantes ao documento base, que já passou por consulta pública à comunidade, e que trata das diretrizes para as atividades de ensino, pesquisa, extensão, gestão, representação institucional e formação continuada no IFMA, observando os termos da Portaria Setec/MEC nº 17/2016. O documento final será encaminhado para apreciação do Conselho Superior do Instituto (Consup).

Acesse aqui a Programação

O Fórum é coordenado por uma comissão central, com a presença de representantes das Pró-reitorias do IFMA, do Centro de Referência Tecnológica (Certec), de seções sindicais, sendo três do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação, Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe – campi São Luís-Monte Castelo; São Luís – Maracanã e Codó) e uma do Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Estado do Maranhão (Sindsep – Campus São Luís – Monte Castelo) e presidida pelo docente Inaldo Lisboa, Diretor-geral do Campus Itapecuru-Mirim.

Já os campi serão representados por delegados, em um quantitativo de três por unidade, sendo dois professores escolhidos por assembleia dos pares e um servidor indicado da gestão dos campi.

As diretrizes orientam o planejamento, a execução, o acompanhamento e a avaliação das atividades docentes do IFMA, com base na legislação federal concernente à matéria e têm por objetivos regulamentar as atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão, Gestão e Representação Institucional, garantindo a articulação entre estas atividades; estabelecer parâmetros qualitativos e quantitativos para aferição dos indicadores acadêmicos institucionais, bem como referenciais que possibilitem equalizar a força de trabalho no IFMA, respeitadas as suas particularidades.

Histórico

A comissão foi criada em 2015 para elaboração de uma resolução que substituísse a Resolução IFMA nº 87/2011. Entretanto, entrou em vigor a Portaria Setec/MEC nº 17/2016, que trata sobre o tema de forma mais abrangente. Como a Resolução do IFMA não foi revogada, a Comissão elaborou uma nota orientativa que alinhava os dois documentos até que a nova norma ficasse pronta, utilizando, de forma provisória, o documento da Setec/MEC até a aprovação de uma nova resolução.

De acordo com o presidente da comissão, professor Inaldo Lisboa, a comissão nasceu com a proposta de ser democrática e agregar membros de vários segmentos. “Fizemos um documento base e enviamos para os campi. Lá foram criadas comissões com as propostas locais para serem encaminhadas para a comissão central. Agora vamos realizar o fórum para discutir todo o documento que deve ser enviado ao Consup. Se for aprovado, entrará em vigor. Esse é um trabalho muito complexo, pois essas normas irão impactar na vida dos servidores”, analisou o presidente da comissão.

Acesse aqui a Programação e a  Metodologia do Fórum

Acesse aqui Portaria de Composição da Comissão

Acesse aqui a Portaria Setec/MEC nº 17/2016

Acesse aqui a Resolução IFMA nº 87/2011 

Fim do conteúdo da página