Página Inicial > Notícias > Instalado Fórum para sistematização das atividades docentes

Instalado Fórum para sistematização das atividades docentes

Até sexta-feira, 13, delegações de vinte e nove unidades do IFMA estarão reunidas para finalização de um documento base.
  • publicado 12/04/2018 18h12
  • última modificação 12/04/2018 18h12

Professor Agenor Almeida Filho (centro) representou o reitor Roberto Brandão e colocou a Reitoria à disposição, no apoio às ações.

Cerca de cem servidores, oriundos das vinte e nove unidades do Instituto Federal do Maranhão estarão reunidos, nos dias 12 e 13 de abril, no Hotel Praia Ponta da Areia, em São Luís, no intuito de debater as sistematizações das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, representação institucional e formação continuada no IFMA. Para isso foi organizado o Fórum, cujas atividades serão centradas nas contribuições pelos participantes ao documento base, que trata das diretrizes para estas atividades, observando os termos da Portaria da SETEC/MEC Nº 17 DE 2016. O texto final será encaminhado para a apreciação do Conselho Superior do Instituto.

Durante a abertura do evento, na manhã desta quinta-feira (12), o diretor executivo do IFMA, professor Agenor Almeida Filho, ao representar o reitor Roberto Brandão, destacou ser uma honra para o Instituto chegar ao coroamento de um processo – que se iniciou há três anos – tendo como primeira fase, a construção do documento base, exaustivamente discutido. “Tenho a perfeita compreensão de que, na condição de conselheiro, estarei lá para recebê-lo, debater com os companheiros e aprovar o que for melhor para a instituição”, pontuou Agenor Filho. Segundo ele, o professor Roberto Brandão colocou a Reitoria à disposição, no propósito de apoiar as ações que venham a se constituir em melhoria da qualidade dos serviços prestados, cujo destinatário final são os alunos.

Reiterou ainda saber o quanto as ações docentes são integradas às atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, bem como à participação dos técnico-administrativos. “Esta sistematização vem para dar um sentido maior e melhor a tudo o que está sendo produzido por vocês”, complementou, desejando que o Fórum tenha como marca principal as contribuições dadas dentro de um projeto, o qual será consolidado e enviado para o Consup. “Lá discutiremos a devida aprovação de um documento que certamente conduzirá os destinos do Ensino, Pesquisa e Extensão no Instituto”, finalizou.

“Estamos muito otimistas porque o documento passou pelas comissões locais e Colégio de Dirigentes, teve parecer da Procuradoria Jurídica e contribuições individuais, visto que o texto ficou disponibilizado na página do IFMA”, disse o diretor geral do IFMA- Campus Itapecuru Mirim – professor Francisco Inaldo Lisboa, presidente da Comissão Central. “Temos a perspectiva de sairmos daqui com um texto bem estruturado, que possa organizar as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão no IFMA”. Este documento pronto, informou o professor, irá substituir a Resolução IFMA nº 87/2011 de modo a dar conta de um trabalho que atenda a todas as demandas.

Para a professora de Biologia do Campus Itapecuru Mirim, Iven Neylla Mendes, é importante sistematizar o tempo a ser dedicado ao Ensino, Pesquisa e Extensão, de modo haver equilíbrio na execução das atividades. “Estamos em ambiente democrático, onde há pessoas imbuídas de um pensamento voltado para a descoberta de soluções que favoreçam o avanço deste tripé dentro do IFMA”, complementou o diretor do Campus Araioses, professor Raimundo Pinho.

O Fórum

É coordenado por uma comissão central, com a presença de representantes das Pró-reitorias do IFMA, do Centro de Referência Tecnológica (Certec), de seções sindicais, sendo três do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação, Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe – campi São Luís-Monte Castelo; São Luís – Maracanã e Codó) e uma do Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Estado do Maranhão (Sindsep – Campus São Luís – Monte Castelo) e presidida pelo docente Inaldo Lisboa, Diretor-geral do Campus Itapecuru-Mirim.

Já os campi estão representados por delegados, em um quantitativo de três por unidade, sendo dois professores escolhidos por assembleia dos pares e um servidor indicado da gestão dos campi.

As diretrizes orientam o planejamento, a execução, o acompanhamento e a avaliação das atividades docentes do IFMA, com base na legislação federal concernente à matéria e têm por objetivos regulamentar as atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão, Gestão e Representação Institucional, garantindo a articulação entre estas atividades; estabelecer parâmetros qualitativos e quantitativos para aferição dos indicadores acadêmicos institucionais, bem como referenciais que possibilitem equalizar a força de trabalho no IFMA, respeitadas as suas particularidades.

A metodologia participativa apresentada na abertura, favorece a construção estratégica do documento e comprometida com os resultados eficazes para o alcance de objetivos organizacionais.

Origem

A comissão foi criada em 2015 para elaboração de uma resolução que substituísse a Resolução IFMA nº 87/2011. Entretanto, entrou em vigor a Portaria Setec/MEC nº 17/2016, que trata sobre o tema de forma mais abrangente. Como a Resolução do IFMA não foi revogada, a Comissão elaborou uma nota orientativa que alinhava os dois documentos até que a nova norma ficasse pronta, utilizando, de forma provisória, o documento da Setec/MEC até a aprovação de uma nova resolução.

Acesse aqui a Programação e a Metodologia do Fórum

Acesse aqui Portaria de Composição da Comissão