Página Inicial > Notícias > Presença indígena no IFMA será tema de matérias especiais

Presença indígena no IFMA será tema de matérias especiais

Série jornalística publicada no portal institucional marcará a passagem do Dia do Índio, em 19 de abril
  • publicado 13/04/2018 08h52
  • última modificação 26/04/2018 10h13

Qual a dimensão da presença de pessoas indígenas, assim como de sua cultura e tradições, no Instituto Federal do Maranhão (IFMA)? Dito de outra forma, como as etnias indígenas maranhenses participam das atividades da instituição e são absorvidas por suas políticas de ensino, pesquisa e extensão, no contexto da gestão central e dos campi? Em busca de respostas a esses questionamentos, o Projeto “A Presença Indígena no IFMA” reuniu informações junto a diferentes setores do Instituto, com foco na inclusão de comunidades e populações de origem indígena.

Desenvolvida no âmbito da Assessoria de Comunicação (Ascom), a iniciativa planeja publicar, ao longo da semana, matérias especiais de conteúdo jornalístico no portal oficial do IFMA, marcando a comemoração do Dia do Índio (19 de abril). A série abordará a inserção dos povos indígenas em diversas frentes de ação da instituição, refletindo sobre as conquistas e desafios desse tema em um momento crucial para sua trajetória. Em 2018, além de completar 10 anos de criação, o Instituto inicia efetivamente a implementação dos projetos estratégicos que vêm sendo construídos coletivamente desde o ano anterior, no percurso de seu planejamento estratégico para o período até 2020.

A cada dia, um aspecto da instituição será o enfoque principal das matérias no portal, em sua relação com a temática indígena. Na segunda-feira (16), busca-se avaliar os avanços no Maranhão das ações inclusivas das etnias indígenas na primeira década de instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que reúne os institutos federais de todo o país. Também se abordam as atividades dos Núcleos de Estudos Afrobrasileiros e Indiodescendentes (NEABI) e as programações locais nos campi para a Semana Indígena.

A matéria de terça (17) traça um panorama da temática indígena envolvida pelas áreas do ensino, pesquisa e extensão. As experiências e iniciativas engajadas com as etnias indígenas nos campi são o assunto central da matéria de quarta (18). No dia 19 (quinta), a questão indígena é levantada com base nos direitos humanos e na inclusão social. Encerrando a semana, na sexta (20), a matéria discute a presença indígena no processo de planejamento estratégico do Instituto.

Celebração indígena da Semana Santa do povo Canela Ramkokamekrá (Foto: Campus Barra do Corda)

O Projeto “A Presença Indígena no IFMA” foi concebido para levar aos visitantes do Portal institucional textos informativos, depoimentos, fotografias, relatos de experiências e uma admirável programação visual. A iniciativa propõe contribuir com o debate acerca do papel do Instituto voltado para uma das matrizes étnico-culturais fundamentais na formação do povo brasileiro.

Na semana seguinte à publicação da série de matérias que integram o projeto, acontecerá no Campus São José de Ribamar, entre os dias 25 e 27, a 7ª edição do Seminário de Temática Indígena, organizado pelo NEABI Central do IFMA.