Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Presença indígena no IFMA será tema de matérias especiais
Início do conteúdo da página Notícias

Presença indígena no IFMA será tema de matérias especiais

Série jornalística publicada no portal institucional marcará a passagem do Dia do Índio, em 19 de abril
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 13/04/2018 08h52
  • última modificação 26/04/2018 10h13

Qual a dimensão da presença de pessoas indígenas, assim como de sua cultura e tradições, no Instituto Federal do Maranhão (IFMA)? Dito de outra forma, como as etnias indígenas maranhenses participam das atividades da instituição e são absorvidas por suas políticas de ensino, pesquisa e extensão, no contexto da gestão central e dos campi? Em busca de respostas a esses questionamentos, o Projeto “A Presença Indígena no IFMA” reuniu informações junto a diferentes setores do Instituto, com foco na inclusão de comunidades e populações de origem indígena.

Desenvolvida no âmbito da Assessoria de Comunicação (Ascom), a iniciativa planeja publicar, ao longo da semana, matérias especiais de conteúdo jornalístico no portal oficial do IFMA, marcando a comemoração do Dia do Índio (19 de abril). A série abordará a inserção dos povos indígenas em diversas frentes de ação da instituição, refletindo sobre as conquistas e desafios desse tema em um momento crucial para sua trajetória. Em 2018, além de completar 10 anos de criação, o Instituto inicia efetivamente a implementação dos projetos estratégicos que vêm sendo construídos coletivamente desde o ano anterior, no percurso de seu planejamento estratégico para o período até 2020.

A cada dia, um aspecto da instituição será o enfoque principal das matérias no portal, em sua relação com a temática indígena. Na segunda-feira (16), busca-se avaliar os avanços no Maranhão das ações inclusivas das etnias indígenas na primeira década de instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que reúne os institutos federais de todo o país. Também se abordam as atividades dos Núcleos de Estudos Afrobrasileiros e Indiodescendentes (NEABI) e as programações locais nos campi para a Semana Indígena.

A matéria de terça (17) traça um panorama da temática indígena envolvida pelas áreas do ensino, pesquisa e extensão. As experiências e iniciativas engajadas com as etnias indígenas nos campi são o assunto central da matéria de quarta (18). No dia 19 (quinta), a questão indígena é levantada com base nos direitos humanos e na inclusão social. Encerrando a semana, na sexta (20), a matéria discute a presença indígena no processo de planejamento estratégico do Instituto.

Celebração indígena da Semana Santa do povo Canela Ramkokamekrá (Foto: Campus Barra do Corda)

O Projeto “A Presença Indígena no IFMA” foi concebido para levar aos visitantes do Portal institucional textos informativos, depoimentos, fotografias, relatos de experiências e uma admirável programação visual. A iniciativa propõe contribuir com o debate acerca do papel do Instituto voltado para uma das matrizes étnico-culturais fundamentais na formação do povo brasileiro.

Na semana seguinte à publicação da série de matérias que integram o projeto, acontecerá no Campus São José de Ribamar, entre os dias 25 e 27, a 7ª edição do Seminário de Temática Indígena, organizado pelo NEABI Central do IFMA.

Fim do conteúdo da página