Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Consup aprova Plano de dados abertos do IFMA
Início do conteúdo da página Notícias

Consup aprova Plano de dados abertos do IFMA

Conselho discutiu e aprovou pautas institucionais durante a reunião realizada na sexta-feira (20).
  • Maycon Rangel
  • publicado 25/04/2018 11h12
  • última modificação 25/04/2018 11h12

Imprimir

Membros do Consup se reuniram no Auditório da Reitoria do IFMA

Na sexta-feira (20), os membros do Conselho Superior do IFMA se reuniram na 42ª Reunião Ordinária do Consup, realizada no Auditório da Reitoria, em São Luís. Durante a reunião do colegiado, foram discutidas as seguintes pautas: Plano de Dados Abertos do IFMA; Proposta de Mestrado Profissional em Sistemas Agropecuários; Comissão Interna de Supervisão (CIS) do Plano de Carreiras dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE); Credenciamentos de polos de Educação a distância; e Proposta de resolução para colações de grau.

O reitor e presidente do Consup, Roberto Brandão, falou sobre o posicionamento do Conif em relação à proposta de reordenamento da Rede Federal. De acordo com ele, é necessário que a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) dialogue com as instituições e as comunidades envolvidas antes de qualquer iniciativa para dividir e/ou reordenar os Institutos Federais. “Para que sejam criados novos institutos, precisamos fortalecer as unidades já existentes. Esse é posicionamento que os reitores defendem. Uma mudança dessa magnitude exige necessariamente a participação da sociedade!”.

A reunião marcou também o encerramento do mandato dos representantes dos segmentos docente e técnico-administrativo no Consup. A escolha dos novos membros colegiados será realizada em fóruns que vão contar com a participação de delegados representantes do corpo docente e técnico-administrativo. O processo eleitoral será organizado por uma comissão composta por seis integrantes: Davina Chaves e João da Paixão (representantes dos diretores de campus no Consup), João Carlos Martins (representante da sociedade civil), Oglielson Silva (representante dos alunos), Antonio Veloso (Campus Codó) e Maron Stanley (Campus Bacabal). Além disso, houve a posse do conselheiro Rosimiro Nascimento, representante do segmento docente.

 

Confira a seguir as deliberações da reunião:

Mais fotos

 

Plano de Dados Abertos do IFMA

De acordo com a Open Knowledge International – organização internacional sem fins lucrativos que promove o compartilhamento de informações e a criação de conhecimento livre –, dados abertos são informações públicas ou privadas, disponíveis para serem acessadas ou reutilizadas por qualquer pessoa, para qualquer fim.

O Decreto nº 8.777, de 11 de maio de 2016, instituiu a Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal, que visa contribuir para o aumento da transparência do governo, criando melhores possibilidades de controle social das ações governamentais.

Em 2017, o Instituto Federal do Maranhão elaborou o seu Plano de Dados Abertos (PDA) por meio de uma comissão composta por representantes de todas as Pró-reitorias, do Gabinete do reitor, da Ouvidoria Institucional, do Departamento de Pesquisa Institucional, da Assessoria de Comunicação e da Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação. O objetivo geral do documento é promover a abertura de dados do IFMA, cumprindo os princípios da publicidade, transparência e eficiência, de forma a contribuir para o aumento da disseminação de dados e informações para a sociedade em geral. Informações como quantitativo de alunos e egressos, projetos e ações institucionais, orçamento anual, entre outros, serão disponibilizados sob a forma de dados abertos, que podem ser livremente usados, reutilizados e redistribuídos por qualquer pessoa – sujeitos, no máximo, à exigência de atribuição da fonte e compartilhamento pelas mesmas regras.

O Plano de Dados Abertos do IFMA foi apresentado pela assessora institucional Rebeca Reis; pelo diretor de Gestão de Tecnologia da Informação, William Mendes; e pela analista de Tecnologia da Informação, Alessandra de Melo.

 

Proposta de Mestrado Profissional em Sistemas e Tecnologias na Agropecuária

Neste ano, o IFMA vai submeter à Capes a proposta de criação de um Mestrado Profissional em Sistemas e Tecnologias na Agropecuária, a ser oferecido no Campus São Luís – Maracanã. De acordo com o projeto, elaborado pelos professores Paulo Medeiros, Luiz Júnior Marques e Thiago Farias, o mestrado tem como área de concentração Sistemas e Tecnologias em Produção Animal e Vegetal, com duas linhas de pesquisa: 1) Uso sustentável e produtividade de agroecossistemas e 2) Desenvolvimento e inovação tecnológica em agropecuária.

A proposta foi apresentada pelo professor Paulo Medeiros e pela chefe do Departamento de Pós-graduação (DEPG) da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPGI), Lúcia Guêzo.

 

Eleição para a Comissão Interna de Supervisão (CIS)

Durante o mês de março, os técnicos administrativos do IFMA escolheram os membros da Comissão Interna de Supervisão (CIS) do Plano de Carreiras dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE). Foram eleitos servidores para a Comissão Central e para as Subcomissões Locais (Campi e Reitoria), para o período 2018-2021. A CIS é o órgão que tem por finalidade acompanhar, orientar, fiscalizar, avaliar e supervisionar a implementação do Plano de Carreira dos técnicos-administrativos no âmbito da Instituição, além de propor à Comissão Nacional de Supervisão as alterações necessárias para aprimoramento de suas funções.

Os representantes do segmento técnico-administrativo no Consup apresentaram o resultado final da eleição, que foi homologado no dia 23 de março.

 

Credenciamento de polos EAD

O coordenador do Pronatec/MedioTec no IFMA, Guilherme Cerqueira, apresentou para a plenária o processo de credenciamentos de novos polos de Educação a Distância (EAD) do IFMA. O Centro de Referência em Tecnologias do IFMA fez a avaliação dos polos, a fim de averiguar a existência dos requisitos mínimos para o credenciamento de um polo EAD. Ao todo, foram credenciados 13 polos: Açailândia, Aldeias Altas, Bom Jesus das Selvas, Codó, Coelho Neto, Itapecuru Mirim, Paraibano, Pedreiras, Presidente Vargas, Santa Rita, São José de Ribamar, Viana e Zé Doca. Houve também o recredenciamento do polo Caxias.

 

Proposta de Resolução para Colações de Grau

O Grupo de Trabalho que elaborou a nova Resolução para Colações de Grau do IFMA apresentou a proposta de documento para os conselheiros. O objetivo da resolução é construir um calendário das colações de grau do Instituto, adequar-se às demandas crescentes de cerimônias, devido ao novo cenário da Educação Superior no IFMA e atualizar e padronizar as solenidades de acordo com a nova edição do Guia de Eventos da Rede Federal. A apresentação do documento foi feita pelo chefe da Assessoria de Comunicação, Makfferismar dos Santos, e pela pró-reitora de Ensino, Ximena Bandeira. Os membros do Consup discutiram a proposta e votaram novas alterações no texto que, posteriormente, foi aprovado.

Fim do conteúdo da página