Página Inicial > Notícias > Gestores e líderes de projetos participam de curso do Planejamento Estratégico

Gestores e líderes de projetos participam de curso do Planejamento Estratégico

Objetivo do curso foi apresentar instrumentos para avaliar a implementação e o desempenho da estratégia.
  • publicado 16/05/2018 20h14
  • última modificação 16/05/2018 20h22

(Da Esq. à Dir.) Bruno Viotti, Roberto Brandão e Carlos César.

Na segunda-feira (14), os diretores de campus, pró-reitores, o reitor e líderes dos projetos estratégicos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) participaram do curso “Monitorando a estratégia”, ministrado pelo consultor Bruno Viotti, da Steinbeis-Sibe do Brasil. O objetivo do curso foi apresentar instrumentos para avaliar a implementação e o desempenho da estratégia no âmbito do Planejamento Estratégico 2016-2020.

Na abertura do curso, o reitor Roberto Brandão fez um panorama da construção do Planejamento Estratégico e enfatizou que diversas instituições da Rede Federal têm entrado em contato com o IFMA a fim de conhecer melhor a iniciativa, a exemplo dos Institutos Federais do Mato Grosso do Sul (IFMS), Bahia (IFBA) e do Paraná (IFPR). “Um executar bem feito é fundamental no processo de planejamento. Hoje estamos com 29 obras em execução no Instituto; isso mostra que, mesmo num cenário repleto de desafios, é possível fazer mais otimizando a aplicação dos recursos”. Roberto Brandão anunciou também que o edital da seleção para o Mestrado em Gestão Pública em parceria com a Steinbeis-Sibe está prestes a ser lançado. O programa vai ofertar 40 vagas para servidores do IFMA e visa o desenvolvimento de projetos aplicados para otimizar processos e produtos da instituição.

O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional e coordenador geral do Planejamento Estratégico, Carlos César Teixeira, destacou a importância do monitoramento para averiguar se os projetos estão alcançando os objetivos estratégicos delineados. “Estamos chegando à reta final, que é colocar o Planejamento Estratégico em prática, e o curso vai fornecer instrumentos para monitorar a estratégia, a partir do levantamento de dados que vão traçar um quadro do andamento dos projetos”.

Durante a atividade, gestores e líderes dos projetos estratégicos apresentaram questões centrais para fortalecer o desenvolvimento do Planejamento Estratégico. Foram apresentadas propostas como a implantação de comitês locais nos campi para monitorar o andamento das atividades e a intensificação dos canais institucionais de comunicação.

O curso – O consultor Bruno Viotti destacou o envolvimento dos gestores e líderes de projetos no processo de adesão ao Planejamento Estratégico no IFMA. “As organizações precisam ter essa preocupação de alinhar todas as iniciativas para uma só: otimizar esforços. Quando isso acontece, resultados mais robustos são alcançados. O IFMA está de parabéns pelo envolvimento dos gestores na implementação e acompanhamento dos projetos estratégicos”.

Bruno mencionou que o monitoramento é fundamental para saber se a instituição está indo na direção que pretende. Para tanto, deve-se lançar mão do ciclo de gestão da estratégia, composto pelas Reuniões de Avaliação da Estratégia (RAEs) e Reuniões de Avaliação Operacional (RAOs). O objetivo dessas reuniões é avaliar se os projetos estão sendo executados a contento e para a tomada de decisões sobre a continuidade ou alteração dos projetos tendo em vista a concretização dos objetivos institucionais.