IFMA participa da Semana Nacional de Museus
Com o advento das novas tecnologias, a relação do público com as memórias vem sendo transformada. O modo de interação dos museus com o seu entorno, especialmente nos grandes centros urbanos, foi definitivamente impactado com o avanço da conectividade digital. Partindo desse cenário, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) está promovendo a 16ª Semana Nacional de Museus em todo o Brasil, com o tema Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos. A temporada cultural teve início no dia 14 e segue até o próximo domingo (20).No Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus São Luís – Centro Histórico estão em cartaz duas exposições relacionadas à programação da semana: a exposição Memorial IFMA: conexões de memórias/Arquivo vivo: acervo em transformação; e a exposição Velhicidades.
Memorial IFMA
Com curadoria do professor Diego Lobato, a Exposição Memorial IFMA: conexões de memórias/Arquivo vivo: acervo em transformação apresenta dez instalações artísticas que, de forma diversa, incorporam temas e procedimentos que dizem respeito ao arquivo e ao banco de dados em sua relação com a história, a memória e o esquecimento articulado a dois vetores principais: acervos e apropriação de documentos da história institucional do IFMA e arquivo aberto – uma página em branco.
A exposição discute as modificações do conceito de arquivo no contexto atual, tomando como ponto de partida a conectividade, a cultura e a arte contemporânea em relação à maneira como o Memorial IFMA vem construindo e reconstruindo conexões entre passado e presente em diálogo com seus antigos e novos públicos; se apropriando de acervos tidos como tradicionais e transformando-os em simulacros.
Velhicidades
A Exposição Velhicidades é uma ação do Grupo de Pesquisa Velhice, Cultura e Sociedade – GEVCS/IFMA em parceria com o Museu da Árvore (MARVORE), que adquiriu corpo e materialidade na disciplina Imagem e memória, do curso técnico subsequente em Processos fotográficos. Trata-se de uma intervenção urbana em exercício, na qual os alunos capturaram imagens de idosos e, depois, inseriram essas imagens em pares de garrafas de vidro transparentes: uma contendo a imagem do idoso na paisagem da cidade; e outra que traz um fragmento literário que pensa a memória como a faculdade de lembrar.
O objetivo da exposição é levar o público a perceber que os idosos são parte da cidade e despertar o olhar para os desafios de ser velho na velha São Luís.
As exposições vão ficar em cartaz até domingo (20), das 9h às 17h. Memorial IFMA pode ser visitada na Galeria de Artes do Campus Centro Histórico, na Rua da Palma, 360/Rua Direita, 322. Já Velhicidades pode ser vista na sede do campus, na Rua Afonso Pena, 174.
Redes Sociais