Página Inicial > Notícias > Oportunidades de mobilidade internacional são apresentadas em palestra

Oportunidades de mobilidade internacional são apresentadas em palestra

Coordenador de Inovação e Empreendedorismo esteve no Campus São Luís – Monte Castelo nesta terça-feira (15) falando das oportunidades oferecidas pela FAPEMA.
  • publicado 16/05/2018 17h46
  • última modificação 17/05/2018 11h33

Na tarde da última terça-feira (15) no auditório Florise Pérola do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Campus São Luís – Monte Castelo, os editais de apoio à mobilidade internacional da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) foi tema de palestra ministrada pelo coordenador de Inovação e Empreendedorismo da fundação, João Arthur Reis. A palestra foi aberta à alunos dos cursos superiores, professores e pesquisadores do campus e de outras instituições de ensino.

O evento foi aberto pela diretora de Relações Internacionais do IFMA, Virginia Freire, que deu as boas vidas e fez a a presentação do palestrante João Arthur Reis, coordenador de Inovação e Empreendedorismo da FAPEMA. João começou enfatizando as dificuldades de investimento em pesquisa e mobilidade nacional e internacional. “Ao todo, a FAPEMA destinou R$ 44 milhões em editais de apoio e fomento a pesquisa para o ano de 2018.Também ajudamos na estruturação das assessorias de relações internacionais com um montante de R$ 30 mil”, destaca ele.

Quanto às oportunidades de mobilidade acadêmica disponibilizadas pela fundação, ele destacou o projeto cidadão do mundo, estágio internacional, estágio nacional, e destacou novas parcerias recém firmadas com universidades da China, Vietnã e Coreia do Sul. “Tivemos cinco brasileiros aprovados recentemente em um edital de mobilidade acadêmica da Coreia do Sul, sendo que destes, quatro são maranhenses. Em julho eles já embarcam”, contou.

De acordo com a diretora de Relações Internacionais do IFMA, Virginia Freire, a intenção da palestra foi de mostrar à comunidade acadêmica as oportunidades que a FAPEMA disponibiliza em mobilidade internacional. “As oportunidades existem, e estão ai, mas falta o conhecimento por parte dos alunos. Sentimos a deficiência em ler e entender os editais, e queremos proporcionar um número maior de adesões a estes editais”, destacou ela.

Por fim, o professor do IFMA André Santos, que teve seu projeto aprovado no Edital de cooperação internacional da FAPEMA, Guy-amazon, fez um resumo do projeto e falou de como foi sua participação no edital até ser contemplado.