Página Inicial > Notícias > Pesquisador do IFMA publica livro sobre reinserção de alunos evadidos

Pesquisador do IFMA publica livro sobre reinserção de alunos evadidos

Wallace Braz propõe o uso da cultura regional como forma de motivar os estudantes a retomar os estudos.
  • publicado 16/05/2018 14h53
  • última modificação 16/05/2018 14h56

O pesquisador Wallace Braz, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), publicou o livro “Reinserção de Alunos Evadidos”. A publicação é fruto de sua tese de doutorado, defendida em 2015, desenvolvida pelo estudioso no Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Americana, em Assunção, no Paraguai. O livro foi produzido pela editora europeia Novas Edições Acadêmicas.

Wallace Braz é técnico em Assuntos Educacionais do IFMA Campus São Luís – Monte Castelo. O estudo publicado por ele verifica o perfil dos alunos e estratégias viáveis, visando à reinserção e readaptação dos alunos evadidos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA). A pesquisa foi desenvolvida sob orientação da professora doutora Maria Victória Quiñonez Mendoza, no Paraguaia, e da professora mestra Esmeralda da Conceiçção Boaes Melo, no Brasil.

Os dados para a pesquisa foram obtidos a partir de análise dos estudantes do curso de Técnico de Alimentos do IFMA Campus São Luís – Monte Castelo. Foram aplicados questionários e realizadas entrevistas para a obtenção dos elementos que compõem o estudo, além da análise documental e observação direta das situações. A partir das entrevistas, o pesquisador chegou a algumas das causas que levam à evasão escolar. “Os motivos foram vários, entre eles: trabalho, gravidez, cuidar de filhos em fase de amamentação, atraso na bolsa. A pesquisa visualizou trabalhar o folclore popular e a culinária regional e local como forma de motivação para essa reinserção”, explicou o pesquisador.

Wallace Braz é licenciado em História pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), mestre em Pedagogia Profissional pelo Instituto ISPETP/Havana/Cuba e doutor em Ciências da Educação pela Universidade Americana/Assunção/Paraguai. É ainda professor de História da rede estadual de ensino do Maranhão e consultor/avaliador da FAPEMA.