Página Inicial > Notícias > Notícias (Destaque Foto Grande) > IFMA divulga Plano de Dados Abertos

IFMA divulga Plano de Dados Abertos

O conceito de dados abertos consiste em conteúdo acessível ao público. A ideia é permitir, além do aumento de transparência para a sociedade, o desenvolvimento de pesquisas e aplicativos a partir das bases publicadas.
  • publicado 03/07/2018 15h04
  • última modificação 03/07/2018 15h31

Com o intuito de promover transparência e melhoria contínua de seus serviços, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) disponibilizou à comunidade o Plano de Dados Abertos (PDA 2018-2019). O documento orienta a abertura de dados de interesse público da instituição, conforme estabelece a Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal, instituída pelo Decreto nº 8.777, de 11 de maio de 2016. A previsão para a publicação do primeiro conjunto de dados em formato aberto é para o mês de agosto.

O conceito de dados abertos consiste em conteúdo acessível ao público, representado em meio digital, estruturado em formato aberto, processável por máquina, referenciado na internet e disponibilizado sob licença aberta que permita a livre utilização, consumo ou cruzamento – desde que seja creditada a autoria ou a fonte. A ideia é permitir, além do aumento de transparência para a sociedade, o desenvolvimento de pesquisas e aplicativos a partir das bases publicadas.

No IFMA, o plano foi elaborado por uma comissão formada por diversos setores. O documento foi aprovado pelo Conselho Superior (CONSUP) no dia 20 de abril de 2018. Em uma das seções, o PDA define o conjunto de dados a serem abertos pelo Instituto – entre eles conteúdos referentes a projetos de pesquisa, perfil do alunado e servidores, projetos de extensão e patrimônio institucional. O documento será revisado anualmente a fim de avaliar a abertura de novas informações.

Acesse aqui o Plano de Dados Abertos do IFMA (PDA 2018-2019).

Acesse aqui o Portal de Dados Abertos do Governo Federal.