Página Inicial > Notícias > Oficina aborda gestão de comportamento em projetos

Oficina aborda gestão de comportamento em projetos

Workshop Aqua – Comportamento em Gestão de Projetos é atividade integrante do Planejamento Estratégico do IFMA.
  • publicado 06/07/2018 23h33
  • última modificação 06/07/2018 23h47

Consultor da Steibes-Sibe Fábio Zimmermann

Como administrar os trabalhos de uma equipe e potencializar o capital humano a partir da experimentação em atividades práticas e que exijam habilidades técnicas e competências comportamentais de um gestor. Esses foram alguns dos pontos abordados nos dias 18 e 19 de junho no Workshop Aqua – Comportamento em Gestão de Projetos, atividade integrante do Planejamento Estratégico do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). A ação foi realizada no Campus São José de Ribamar e teve como participantes gestores e líderes de Projetos Estratégicos no IFMA.

Responsável pela abertura dos trabalhos, o Pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professor Carlos César Pereira, destaca que o Workshop é iniciativa integrante do plano de ação do Planejamento. “Estamos avançando na implementação do Planejamento. Fazendo uma reflexão, desde que iniciamos esse processo é inegável o aprendizado e o amadurecimento que adquirimos. O Workshop demonstra que gestão de comportamento e inteligência emocional são fatores que aumentam a assertividade em ações, programas e projetos”, disse.

Facilitador do curso, o consultor da Steibes-Sibe Fábio Zimmermann destaca que o foco da iniciativa é no desenvolvimento de competências comportamentais e na inteligência emocional de gestores e lideranças na gestão de projetos. “Trabalhamos o grupo com dinâmicas que simulam situações reais e que demandam respostas e tomadas de decisões pelo gestor a partir de dados recebidos pela equipe de trabalho. As dinâmicas e a interação entre os integrantes fazem da metodologia um espelho do ambiente real da gestão de um projeto.” disse.

Fábio Zimmermann e o Roberto Brandão

Presente, o Reitor do IFMA, professor Roberto Brandão destaca que a ação do Planejamento Estratégico está ultrapassando os limites do IFMA e se tornando referência em outras instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. “Recebemos o convite do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS) para apresentar como estamos realizando o nosso planejamento. Recentemente estivemos reunidos com gestores do IFMS para apresentar como o IFMA está planejando suas futuras ações e capacitando sua equipe. “O grupo que participa hoje da Oficina está se capacitando para pensar o IFMA para a próxima década. Também teremos uma nova turma com a presença dos Diretores-gerais dos Campi do Instituto.

Roberto Brandão citou que para o mês de Agosto ocorrerá o início do curso de Mestrado Profissional ofertado pelo IFMA em parceria com a Steibes-Sibe do Brasil, instituição que presta consultoria ao IFMA no processo do Planejamento Estratégico. “Esse curso será inovador. Voltado aos nossos servidores, os cursistas vão desenvolver propostas de estudo e pesquisa considerando situações-chave reais que encontramos no IFMA”, disse. A expectativa é que o edital de seleção seja lançado no mês de julho, explica.

Acesse aqui a Página do Planejamento Estratégico

Acesse aqui a relação dos Projetos Estratégicos