Página Inicial > Notícias > Cadastro de estudantes para o Enade começa 14 de agosto

Cadastro de estudantes para o Enade começa 14 de agosto

O exame é obrigatório para alunos concluintes dos cursos de Administração, Tecnólogo em Gestão Pública e Tecnólogo em Processos Gerenciais do IFMA.
  • publicado 06/08/2018 17h56
  • última modificação 06/08/2018 17h56

Alunos do IFMA que estão concluindo os cursos de Administração, Tecnólogo em Gestão Pública e Tecnólogo em Processos Gerenciais devem fazer o cadastro no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) no período de 14 de agosto a 21 de novembro. A prova, que vai acontecer no dia 25 de novembro, tem o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes dos cursos de graduação. A nota desse exame é utilizada para o cálculo dos indicadores de qualidade das instituições de ensino superior do país.

Para participar do exame, o estudante concluinte deve acessar o sistema Enade, realizar seu cadastro e, se necessário, solicitar atendimento especializado ou específico para a realização da prova, detalhando o tipo de auxílio ou recurso que vai necessitar. Após a realização do cadastro, o aluno vai preencher o Questionário do Estudante, que vai levantar informações sobre seu perfil socioeconômico.  O Enade é obrigatório para os alunos concluintes dos cursos que serão avaliados este ano. Quem deixar de preencher o Questionário Estudantil ou não realizar a prova não vai poder colar grau.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do MEC que aplica o exame, a prova terá dez questões do componente de formação geral, comum a todos os estudantes, sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha; e 30 questões sobre os componentes específicos de cada área, sendo três discursivas e 27 de múltipla escolha.

Cronograma do estudante

• Cadastro: 14.08 a 21.11
  • Solicitação de atendimento especializado ou específico: 14.08 a 03.09
  • Solicitação de atendimento por nome social: 04.09 a 10.09
  • Preenchimento do Questionário do Estudante:03.09 a 21.11
  • Realização da prova: 25 de novembro de 2018
  • Solicitação de dispensa de prova por iniciativa do estudante: 02 a 31 de janeiro de 2019
  • Interposição de recurso diante das solicitações de dispensa por iniciativa do estudante, indeferidas pela IES: 04 a 22 de fevereiro de 2019

Perguntas e respostas sobre o Enade

-O que é o Enade?

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). O ENADE é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), segundo diretrizes estabelecidas pela Comissão Nacional de Avaliação Superior (CONAES), Órgão Colegiado de Coordenação e Supervisão SINAES. O SINAES é composto também pelos processos de avaliação de cursos de graduação e de Avaliação Institucional que, junto com o ENADE, formam um tripé avaliativo, que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior (IES) de todo o Brasil.

-Qual seu objetivo?

O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

-O Enade é obrigatório?

Conforme determinação do art. 5º, § 5º, da Lei nº. 10.861/2004, o Enade constitui-se componente curricular obrigatório e, portanto, a situação de regularidade em relação ao Exame deve constar no histórico escolar do aluno como, condição para obtenção do diploma. Considera-se irregular junto ao ENADE o estudante que não comparecer ao Exame, não preencher o Questionário do Estudante, e tiver registro de participação indevido na prova.

-Que cursos do IFMA serão avaliados em 2018?

Serão avaliados os seguintes cursos do IFMA:

Administração – Campus Barra do Corda / Campus Santa Inês / Campus São João dos Patos

Tecnólogo em Gestão Pública – Campus Buriticupu

Tecnólogo em Processos Gerenciais – Campus São José de Ribamar

Quem está habilitado a fazer o exame?

Estudantes ingressantes – aqueles que tenham iniciado o respectivo curso no ano da edição do Enade, que estejam devidamente matriculados e que tenham de 0% (zero por cento) a 25% (vinte e cinco por cento) da carga horária mínima do currículo do curso integralizada até o último dia do período de retificação de inscrições;

Estudante concluintes do curso de Bacharelado – aqueles que tenham expectativa de conclusão de curso até julho de 2019 ou que tenham cumprido 80% (oitenta por cento) ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2018;

Estudantes Concluintes dos Cursos Superiores de Tecnologia – aqueles que tenham expectativa de conclusão de curso até dezembro de 2018 ou que tenham integralizado 75% (setenta e cinco por cento) ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2018.

Link do Edital

O edital pode ser encontrado no endereço eletrônico: