Página Inicial > Notícias > IFMA oferta 6600 vagas em cursos técnicos de nível médio

IFMA oferta 6600 vagas em cursos técnicos de nível médio

As vagas estão distribuídas nos 29 campi do IFMA em 27 cidades do Estado. As inscrições ocorrem de 05 de setembro a 05 de outubro.
  • publicado 17/08/2018 23h42
  • última modificação 24/08/2018 11h44

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) publicou, nesta sexta-feira (17), o edital para o processo seletivo aos cursos técnicos de nível médio para o ano de 2019. No total, 6600 vagas estão sendo ofertadas para ingresso nas modalidades Integrada, Concomitante e Subsequente. O prazo para solicitação de isenção será de 20 de agosto a 03 de setembro. Já as inscrições regulares ocorrem de 05 de setembro até 05 de outubro. A aplicação das provas ocorrerá no dia 02 de dezembro.

Acesse aqui o edital.

Podem participar da seleção candidatos que já concluíram ou estão cursando, em 2018, a 8ª ou 9ª série do Ensino Fundamental (para a modalidade Integrada); Estudantes que estão cursando, em 2018, a 1ª série ou 2ª série do Ensino Médio (para a modalidade Concomitante); e candidatos que já concluíram ou estão concluindo, em 2018, o Ensino Médio (modalidade Subsequente).

As oportunidades estão disponíveis nos 29 campi do IFMA em 27 cidades do Estado, sendo eles: Açailândia, Alcântara, Araioses, Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Buriticupu, Carolina, Caxias, Codó, Coelho Neto, Grajaú, Imperatriz, Itapecuru-Mirim, Pedreiras, Pinheiro, Presidente Dutra, Porto Franco, Rosário, Santa Inês, São José de Ribamar, São João dos Patos, São Luís – Centro Histórico, São Luís – Maracanã, São Luís – Monte Castelo, São Raimundo das Mangabeiras, Timon, Viana e Zé Doca.

Provas
Com aplicação  agendada para o dia 02 de dezembro, a prova terá duração de quatro horas e constará de 40 questões de múltipla escolha, sendo 20 de Língua Portuguesa e 20 de Matemática. Cada questão apresentará cinco alternativas, com uma única opção correta. Os programas para estudo constam no edital. O resultado tem previsão de divulgação em 09 de janeiro de 2019, no portal do IFMA.

Sistema de cotas
Em cada curso, 50% das vagas serão destinadas aos candidatos egressos de escola pública. Dessas vagas, metade serão reservadas aos candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita; e a outra metade será reservada aos candidatos com renda familiar bruta superior a um salário mínimo e meio per capita. Das vagas de cada grupo, 77% delas serão reservadas para os que se declararem pretos, pardos e indígenas. Conforme o sistema de cotas, a porcentagem a ser aplicada para pretos, pardos e indígenas deve seguir os dados do censo do IBGE. Realizado em 2010, o último censo informa que esse índice populacional no Maranhão é de 77%.

O Instituto reserva também, em cada curso, 5% das vagas para candidatos com deficiência.

Acesse aqui o Edital

Dúvidas ou informações suplementares poderão ser solicitadas pelo e-mail [email protected] ou telefone (98) 3215-1701.

*Texto modificado em 24.08.2018, porque houve retificação no edital de abertura do seletivo para alterar o número de vagas disponíveis.