Colóquio de Línguas encerra programação em São Luís

A terceira edição do Colóquio de Línguas do IFMA ocorreu entre os dias 25 e 28 de setembro (terça a sexta-feira), no Campus Monte Castelo (São Luís), tendo como tema “Formação de professores: por uma renovação do ensino de línguas”. Na palestra de encerramento, Eulália Vera Lúcia Leurquin, da Universidade Federal do Ceará (UFC), tratou da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e seus impactos na formação do professor.
Organizado pelo Grupo de Estudo, Formação e Linguagem (GEFORLIN, ver abaixo), o evento teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA). O objetivo da iniciativa foi constituir um espaço de debate e construção de ações pedagógicas que resultassem em novos procedimentos teóricos, didáticos e metodológicos voltados para o ensino de línguas na educação básica, técnica e tecnológica. Reunindo um público predominantemente de professores de línguas ou disciplinas afins, além de estudantes de graduação e pós-graduação nas áreas de Linguística, Letras e Literatura, a programação do Colóquio incluiu palestras, minicursos, mesas redondas, sessões de comunicação, apresentação de trabalhos (pôsteres) e atrações culturais.
Paula Francineti Ribeiro de Araújo, professora do Campus Monte Castelo e uma das líderes do GEFORLIN, ressaltou que o evento contribuiu para a socialização de trabalhos no âmbito da linguística aplicada. Segundo ela, o principal objetivo foi atingir os professores tanto das redes públicas de ensino (estadual e municipais) quanto dos diversos campi do IFMA. “O Colóquio é um momento em que se discute questões teórico-didáticas referentes ao nosso métier”, disse Paula Francineti, que também compõe a Editora do Instituto (EdIFMA). Ela avaliou positivamente o resultado da iniciativa, destacando questões como a necessidade de aprendizado de conteúdos pelos docentes, ou os impedimentos e conflitos que às vezes emperram o agir em sala de aula. No entanto, a coordenadora observou que ainda há resistência para propiciar espaços de qualificação profissional e formação de docentes voltada para as disciplinas que lecionam, e reforçou que seria importante a maior participação de pedagogos e sobretudo professores.
Sobre a BNCC, Eulália Leurquin argumentou que as orientações normativas vêm sendo implementadas em todo o território nacional, mas os estados e Distrito Federal têm que elaborar seus próprios documentos de forma a abranger as respectivas especificidades regionais. A palestrante integra o Departamento de Letras Vernáculas (DLV) da Universidade Federal do Ceará (UFC), e informou que compõe a equipe interdisciplinar que vem elaborando o texto cearense, sendo responsável pelas orientações relacionadas à Língua Portuguesa. “Temos que trabalhar com o texto, mas não podemos deixar de lado a essência, que é como a língua se movimenta no texto”, disse Eulália Leurquin, ao tratar das principais mudanças na área de línguas (materna, estrangeiras e LIBRAS) trazidas pela BNCC, que orienta o ensino de todas as disciplinas.
A Base Nacional define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da educação básica. Outra mudança relevante da BNCC apontada por Eulália Leurquin diz respeito ao espaço que a oralidade e a análise linguística ocupam nas atividades didáticas, o que reforça a necessidade de formação docente. A palestrante disse que vem acompanhando a realização do Colóquio de Línguas desde a primeira edição, e destacou a escolha criteriosa de temas e o engajamento e mobilização das pessoas envolvidas com a organização. Para ela, outras instituições maranhenses de ensino e pesquisa poderiam contribuir efetivamente com a promoção do evento, a exemplo das universidades.
GEFORLIN
Constituído em 2013 pelo Departamento Acadêmico de Letras (DAL) do Campus Monte Castelo, o GEFORLIN reúne professores, estudantes e técnicos administrativos da área de línguas (Português, Inglês, Espanhol, Francês e LIBRAS), que estudam e pesquisam temas na área de Linguística Aplicada. Refletindo a relação entre discurso, formação e literatura, as atividades desenvolvidas pelo Grupo vêm resultando em projetos de pesquisa e de extensão, além de publicações de artigos e participações em eventos científicos nacionais e internacionais. Desde sua criação, o GEFORLIN promove o Colóquio de Línguas com patrocínio da FAPEMA, propondo ações de intervenção, em especial na didática de línguas, e atuando na formação continuada de professores e na elaboração de materiais didáticos.
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