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Fórum discute aprendizagem nos cursos técnicos

O encontro, realizado nos dias 09 e 10 de outubro, diz respeito à apresentação de propostas à Resolução nº86/2011.
  • Valdália Andrade
  • publicado 10/10/2018 12h26
  • última modificação 10/10/2018 12h26

Servidores sugerem, mantém e aprovam novas propostas à Resolução.

Profissionais da Educação, atuantes na Pró-reitoria de Ensino (Proen), no Centro de Referência em Tecnologia (Certec), pedagogos e professores, representando os 29 campi do Instituto Federal do Maranhão, estão reunidos no primeiro Fórum para discutir a Avaliação da Aprendizagem nos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio do IFMA. O encontro diz respeito à apresentação de propostas à Resolução nº86/2011, que culminará na aprovação de um novo documento, o qual irá nortear a sistemática de avaliação nestes cursos, incluindo as formas integradas ao médio, concomitante e subsequente.

O evento, realizado nos dias 09 e 10 de outubro, na sede do Certec, em São Luís, obedece a um cronograma que se iniciou no último dia 15 de agosto de 2018, quando ocorreu a primeira reunião de trabalho com representantes dos campi. Atendendo aos questionamentos oriundos destas localidades, a Reitoria instituiu o Grupo de Trabalho, constituído por especialistas, para atuar nas discussões sobre avaliação escolar.

Segundo a pedagoga do Campus Alcântara, Márcia Santos, uma das coordenadoras do GT, a primeira tarefa de cada membro foi provocar – dentro de seu campus – uma assembleia, onde professores e pedagogos colocassem suas sugestões de modificação da referida Resolução. “Recebemos as propostas em forma de formulários, sistematizamos e organizamos todas em um único documento, que está sendo discutido hoje e recebendo as devidas contribuições que consideramos mais adequadas”, explica.

Após esta etapa, o documento será organizado e enviado aos membros do GT. Em um segundo momento, o trabalho terá prosseguimento durante a realização do IV Encontro de Educação Profissional Técnica de Nível Médio (Edutec), que acontece entre os dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro. No local, conforme Márcia Santos, haverá um diálogo com o GT de Currículo, que caminha paralelo ao de Avaliação, com a responsabilidade de sistematizar as ações do currículo em todos os cursos.

Seguindo o calendário, em novembro as avaliações serão sistematizadas e, em dezembro, as propostas de alteração da Resolução Consup/IFMA nº86/2011, tramitam no Colégio de Dirigentes e Conselho Superior.

Ajustes  

A pedagoga defende que alterações são necessárias em virtude de diversas modificações ocorridas após a expansão da Rede Federal. Cita como exemplo educação especial, regras para que o aluno seja promovido ou retido nos módulos, pré-requisitos de disciplinas, segunda chamada, dentre outros. “São lacunas que precisamos ampliar na expectativa de termos uma resolução que atenda às nossas necessidades educacionais”, comenta, acrescentando que, para isso, o documento está sendo construído na base, e conta com a colaboração de professores de todos os campi do IFMA, que estão em sala de aula, além de pedagogos que conduzem o processo educacional.

A metodologia contemplou a leitura – na íntegra – do documento, em sua forma atual, seguida de sugestões da plateia que, após esclarecimentos, manteve, propôs e acrescentou propostas.

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