Página Inicial > Notícias > Estudantes do IFMA são premiados na I Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais

Última etapa foi realizada entre os dias 19 a 21 de outubro, no IFSULDEMINAS. Participaram da primeira fase alunos dos campi de Açailândia, Barreirinhas, Coelho Neto, Imperatriz Pinheiro, Porto Franco, Santa Inês, São Luís – Monte Castelo.
  • publicado 26/10/2018 18h19
  • última modificação 29/10/2018 09h47

Foi realizada nos dias 19 a 21 de outubro a última etapa da I Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF), no Campus Muzambinho do IFSULDEMINAS, que contou com a participação de 255 estudantes dos cursos integrados dos Institutos Federais. Na primeira fase da OMIF, realizada no dia 25 de maio, os estudantes fizeram as provas em seu campi, onde participaram, ao todo, 150 campi e 12.300 estudantes de todo o Brasil. No Maranhão, participaram da primeira fase alunos dos campi de Açailândia, Barreirinhas, Coelho Neto, Imperatriz Pinheiro, Porto Franco, Santa Inês, São Luís – Monte Castelo.

Participante da etapa final, o aluno Arthur Silas Sirqueira Melo, do Campus Imperatriz, conquistou uma medalha de bronze. Ele comentou que “essa premiação significa muito mais que um título a ser colocado no currículo, ou uma conquista pela qual eu me lembraria nostalgicamente. Significa a recompensa por deslumbrar o mundo da matemática de forma diferente, divertida, noutras palavras, de forma real. Ao ser premiado, espero primordialmente que essa medalha sirva de alavanca para a motivação de outros estudantes para persistir e transformar suas vidas pela matemática, esse é o impacto desejado e é isso que a educação federal brasileira deve fomentar”, disse.

Receberam menção honrosa pelo IFMAos alunos Enos Carvalho Mota, do Campus Imperatriz, Joebson Nunes Trindade, do – Campus Santa Inês Renan de Andrade Correa, do Campus Santa Inês. Receberam medalhas de participação os alunos Eduardo Franco Brandalis, do Campus Imperatriz, Eduardo Henrique da Silva Araújo, do Campus Açailândia, Eva da Silva Barroso, do Campus Avançado Porto Franco, Giovane Batista Lopes do Nascimento, do Campus Imperatriz, Giuliany dos Santos Ferreira Nogueira, do Campus Pinheiro, Ianca Maria Vaz Silva, do Campus Coelho Neto, João Guilherme Costa Miranda, do Campus Coelho Neto, Julio da Paz Almeida, do Campus Imperatriz, Mateus Brito Santos, do Campus Barreirinhas, Robson Luan do Nascimento de Sousa, do Campus Santa Inês e Pedro Henrique de Sousa Santos, do Campus Barreirinhas

O professor Everton Soares angussu, Coordenador da OMIF no Campus Imperatriz, comentou que “iniciativas como esta são muito importantes para o fortalecimento da Rede Federal, a integração dos alunos e professores envolvidos e, principalmente, como um motivador para o estudo da matemática”.

Sobre a OMIF

A Olimpíada Internacional de Matemática dos Institutos Federais (OMIF Internacional) é uma competição internacional de matemática direcionada para alunos do ensino técnico integrado ao nível médio das instituições da rede federal de educação profissional e tecnológica brasileira e para alunos de escolas do exterior do ensino técnico de nível médio compatível.

A OMIF será realizada em duas etapas: a primeira na escola do candidato e a segunda em um campus da rede federal de educação profissional e tecnológica brasileira a ser definido cada ano para sediar a olimpíada no ano subsequente. No primeiro ano, a OMIF se realizará no IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, idealizador da olimpíada.

O projeto nasce no “Biênio da Matemática 2017-2018 Gomes de Sousa”, uma lei instituída como parte da Agenda Positiva do ensino, pesquisa e inovação no país, cujo tema principal é “A Matemática está em tudo” e faz parte dos eventos comemorativos dos 10 anos da criação dos Institutos Federais brasileiros.