Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Campus Buriticupu recebe Colégio de Dirigentes
Início do conteúdo da página Notícias

Campus Buriticupu recebe Colégio de Dirigentes

Nova resolução para realização de colações de grau, construção ao Plano de Desenvolvimento Institucional e  iniciativa da Organização das Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável foram alguns dos pontos de pauta.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 18/11/2018 23h35
  • última modificação 19/11/2018 17h15

Imprimir

(Da esq. à dir) Vilson Almeida, Roberto Brandão e Nadylayne Diniz.

A 88ª reunião do Colégio de Dirigentes do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) ocorreu no Campus Buriticupu na quarta-feira (14). Em pauta, a entrada em vigência da nova resolução para realização de colações de grau no IFMA, a agenda de construção ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o projeto para implementação na Rede Federal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A agenda foi conduzida pelo Reitor do IFMA, professor Roberto Brandão.

No início dos trabalhos ocorreu a já tradicional apresentação do Campus anfitrião do Coldir. O professor Vilson de Almeida, diretor-geral de Buritucupu e a diretora de ensino da unidade, Cristiani Bonfim destacaram a evolução da unidade nos campos da pesquisa, ensino e extensão.

Vilson Almeida apresenta corpo de servidores do Campus Buriticupu

 

Plano de Desenvolvimento Institucional

Representando a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Propladi), o Diretor de Gestão da Tecnologia da Informação do IFMA, William Mendes, detalhou as atividades recentes da pasta, com destaque para o cronograma em andamento de construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).  O PDI é o documento que identifica a instituição, sua filosofia de trabalho e a missão a que se propõe. O Novo PDI do IFMA terá vigência de 2019 a 2023.

William Mendes explicou que as atividades de elaboração do PDI estão sendo executadas pela Comissão Central em articulação com Comissões Locais dos Campi. Após a finalização de alimentação dos instrumentos de coleta, as equipes agora trabalham na apresentação da minuta do documento base aos membros das comunidades dos campi. As unidades de São Luís – Monte Castelo, São Luís-Maracanã, São José de Ribamar e Centro Histórico já receberam a visita da Comissão Central em novembro. O cronograma de apresentação do PDI  é construído em alinhamento da Propladi com os campi.

Após a conclusão do PDI 2019-2023, o documento será submetido à apreciação do Conselho Superior (CONSUP) do IFMA, para que o órgão colegiado delibere quanto à sua aprovação.

William Mendes representou a Propladi no Coldir em Buriticupu.

 Planejamento Estratégico

Outra atividade da coordenada pela Propladi é o Planejamento Estratégico 2016-2020. Sobre este tema, foi informado que em dezembro, com data provável para o dia 11, ocorrerá a solenidade de entrega do booking do Planejamento. A ação marcará o final do ciclo de construção da estratégia para o desenvolvimento do IFMA em parceria com Consultoria da Steinbeis-Sibe do Brasil, e o início da implementação do Planejamento Estratégico na instituição.

Encontro de TI do IFMA

Ao final, William Mendes informou aos Dirigentes que de 26 a 28 de novembro será realizado o Encontro de Tecnologia da Informação do IFMA, em São Luís, na Reitoria.  Voltado aos profissionais técnico-administrativos que atuam na área, o encontro propõe avaliar e discutir melhorias na operacionalização das atividades de TI em temas como segurança da informação, funcionalidades do sistema SUAP, gestão eletrônica de documentos, entre outros. O grupo também discutirá o Plano de Diretor de Tecnologia da Informação com vigência para o período de 2019 a 2013.

 

Maron Gomes, Diretor-geral do Campus Bacabal, em apresentação do Christmas.

Cantata Natalina em Bacabal

Maron Gomes, Diretor-geral do Campus Bacabal apresentou um case de sucesso. O projeto Christmas, atividade cultural com apresentações musicais, danças e peças teatrais. Todo o conteúdo é produzido e desenvolvido pelos próprios estudantes, com acompanhamento e orientação de docentes e do Centro de Idiomas do Campus. “Em todas as atividades do evento os estudantes fazem uso do inglês e do espanhol. É uma forma de exercitarem e promoverem a importância do aprendizado de uma língua estrangeira”, observa Maron.

Com o objetivo de utilizar línguas estrangeiras como ferramentas de comunicação, o projeto teve início em 2012.  Na última edição, em 2017, mais de 1 mil pessoas prestigiaram a atividade natalina. Este ano o Christmas será realizado no dia 12 de dezembro, com início previsto para às 18h, no próprio Campus.

Assista abaixo ao convite feito pela estudante Juliana Alves

 

Rosifrance Candeia divulgou o curso de promoção dos direitos da Criança e do Adolescente.

Curso de promoção dos direitos da Criança e do Adolescente

Já a Diretora de Programas e Projetos Institucionais da Pró-Reitoria de Extensão, professora Rosifrance Candeira, comunicou que segue aberto até o dia 04 de dezembro as inscrições ao curso de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente.  “É um curso voltado aos conselheiros tutelares e aos integrantes dos conselhos da criança e do adolescente no Maranhão. O IFMA ofertará a capacitação em doze polos que funcionarão nos campi do Monte Castelo, Imperatriz, Codó, Caxias, Bacabal, Grajaú, Pinheiro, Santa Inês, Açailândia, Barra do Corda, São João dos Patos e Timon. Cada uma dessas unidades está com 100 vagas em oferta na seleção, disse”.

Nova Resolução para Colações de Grau – transição

O Grupo de Trabalho que trabalhou na minuta da nova Resolução para Colações de Grau do IFMA, apresentada ao Consup em abril deste ano, detalhou aos dirigentes os novos elementos presentes na norma que entrou em vigência no mês de outubro, cumprindo prazo de 180 dias de transição após a sua aprovação. A nova resolução possibilitará a elaboração de um cronograma institucional às solenidades de colação de grau. Das 29 unidades do IFMA, 17 já ofertam pelo menos um curso superior.

A resolução prevê que as datas das solenidades de colação de grau serão agendadas com antecedência. Os campi irão apresentar suas sugestões de datas à Pró-Reitoria de Ensino nos meses de janeiro e fevereiro, para as turmas concluintes ao final do primeiro semestre letivo, e nos meses de julho e agosto, para as turmas com previsão de finalização das atividades ao final do segundo semestre letivo. Em ambos os casos a data proposta deverá observar o mínimo de 60 e o máximo de 120 dias após a finalização das atividades da turma de formandos.

 

Lúcia Guezo detalhou os objetivos do programa LAPASSION

Projeto LAPASSION

A chefe do departamento de Pós-Graduação do IFMA, Lúcia Guezo, informou aos dirigentes sobre as atividades do projeto LAPASSION (Latin America Practices and Soft Skills for an Innovation Oriented Network), que faz parte do programa de capacitação internacional Erasmus+ Capacity Building Program, sendo coordenado pelo Instituto Politécnico do Porto (IPP) e que visa o intercâmbio internacional em parceria com cinco Institutos Federais e o CONIF, além de parcerias com instituições internacionais de ensino e/ou pesquisa de Portugal, Espanha, Finlândia, Uruguai e Chile.

O objetivo do LAPASSION é desenvolver projetos multidisciplinares que possuem como características principais o atendimento de demandas da sociedade por meio de ideia inovadoras.

Nesta segunda-feira (19) teve início a atividade de treinamento do projeto envolvendo representantes de Portugal, Finlândia, Chile e professores dos Institutos Federais do Maranhão, Amazonas e Sertão Pernambucano. A agenda segue até quinta-feira (22) e tem como proposta capacitar os professores do Instituto para receber o projeto no primeiro semestre de 2019.

A professora Lúcia Guezo destacou que as inscrições aos estudantes interessados em participar do LAPASSION estão abertas até o dia 12 de dezembro. O resultado final será publicado em 18 de janeiro de 2019. Na ocasião, o IFMA irá receber, por 10 meses (18 de março a 23 de maio) estudantes das várias instituições participantes (nacionais e internacionais).

Reitor do IFMA destaca iniciativa da ONU para promoção do desenvolvimento sustentável

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Ficou a cargo do presidente do Colegiado e Reitor do IFMA, professor Roberto Brandão a apresentação da agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. Iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), a ação tem como foco a implementação de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável por meio de 169 metas. De forma geral, a agenda definiu metas para a erradicação da pobreza, a proteção do planeta e a garantia de que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade nos próximos anos.

“É uma iniciativa internacional e o que o Conif e os Institutos Federais estão abraçando em nosso País. Queremos sensibilizar e dar visibilidade ao tema”, disse Roberto Bradão, destacando que o IFMA contribuirá na inciativa, sobretudo no campo da formação profissional, ciência e tecnologia.

 Como premissas da Agenda 2030, destaque para:

  • Mundo livre de pobreza, fome, doença e penúria;
  • Respeito aos direitos humanos e dignidade;
  • Crescimento econômico sustentável;
  • Igualdade de gênero, etnia e empoderamento de vulneráveis;
  • Educação equitativa e de qualidade em todos os níveis;
  • Saúde física e mental, e bem-estar;
  • Fortalecimento das capacidades produtivas;
  • Compreensão intercultural, tolerância e respeito mútuo;
  • Formação de parcerias.
  • Integração e indivisibilidade dos objetivos.

Como encaminhamento no Coldir, um grupo de trabalho foi constituído com dirigentes de 11 campi do IFMA para que possam discutir e apresentar alternativas para execução da agenda 2030.

registrado em:
Fim do conteúdo da página