Página Inicial > Notícias > Começa segunda edição do Encontro de Artes do IFMA

Começa segunda edição do Encontro de Artes do IFMA

O evento acontece nos dias 06 e 07 com apresentações culturais nas categorias Artes Cênicas, Artes Visuais, Música, Artes Literárias e Dança.
  • publicado 07/12/2018 11h27
  • última modificação 07/12/2018 11h31

Estudantes e servidores de 26 campi do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) participaram da abertura do II Encontro de Arte (ENARTE), que aconteceu ontem, 06, no Cineteatro Viriato Correia, do Campus São Luís-Monte Castelo. Com o tema “Artes e Culturas: experiências e saberes”, o evento pretende dar visibilidade e valorizar as produções culturais desenvolvidas na instituição. A programação envolve apresentações nas categorias Artes Cênicas, Artes Visuais, Música, Artes Literárias e Dança. Além de apresentação de comunicações orais, agrupadas por temas.

A estudante do curso de Licenciatura em Matemática do Campus Zé Doca, Milena Machado, estava ansiosa para a sua apresentação. Ela faz parte do Grupo de Extensão Práticas Artísticas e Teatrais (Gepat), coordenado pela professora Karina Veloso, que vai apresentar o espetáculo intitulado Fragmentos, de Bertolt Brecht. “Nós apresentamos esse espetáculo apenas no nosso campus e tivemos uma boa recepção. Estamos nos preparamos bastante para essa apresentação no ENARTE”, disse Milena.

Na cerimônia de abertura do evento, a chefe do Departamento Artístico-Cultural de Desporto e Lazer do IFMA, Mayara Anunciação, falou sobre importância de promover eventos como esse, que celebram a cultura. “Estamos muito felizes com a participação dos alunos e dos professores da área de arte. A programação terá trabalhos e apresentações excelentes”, afirmou Mayara. Para a pró-reitora de Ensino do Instituto o evento vai promover uma maior interação entre a comunidade acadêmica do IFMA. “Ao reunirmos representantes de 26 campi, nós acreditamos que iremos fortalecer a diversidade cultural em nossa instituição”.

O reitor do IFMA, Roberto Brandão, foi representado no evento pelo diretor executivo, Agenor Almeida, que falou sobre a diversidade da programação do Enarte. “Quando a gente vê esse auditório lotado, sentimos como a arte pulsa em nossa instituição. Temos a certeza que esse evento veio para enriquecer o nosso calendário acadêmico”, afirmou Agenor Almeida. A cerimônia de abertura teve, também, a participação do diretor geral do Campus São Luís-Monte Castelo, Cláudio Leão, e da a chefe do Departamento de Assuntos Culturais da Universidade Federal do Maranhão, Fernanda Pinheiro.

Em seguida, houve a apresentação da Orquestra Figuras Harmônicas do Campus São Luís-Monte Castelo. “A orquestra surgiu no início do ano como parte das atividades de uma disciplina. Os alunos gostaram tanto que demos continuidade e envolvemos estudantes de outras turmas e cursos”, explicou o coordenador do grupo, professor Salviano Abreu. A orquestra apresentou um repertório variado com músicas da MPB e do pop.

Acompanhe a cobertura do ENARTE nos stories do nosso perfil do Instragram: @ifma.ofical.

Assunto(s): Enarte , Encontro de Arte