Página Inicial > Notícias > Teatro, oficinas e comunicações orais marcam II ENARTE

Teatro, oficinas e comunicações orais marcam II ENARTE

A segunda edição do Encontro de Arte do IFMA reuniu cerca de 600 estudantes de 23 campi.
  • publicado 11/12/2018 11h17
  • última modificação 11/12/2018 11h17

O II ENARTE aconteceu no Campus São Luís-Monte Castelo.

Nos dias 06 e 07 de Dezembro o II Encontro de Arte (ENARTE) do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) reuniu cerca de 600 estudantes de 23 campi que estavam diretamente ligados às apresentações teatrais, oficinas e comunicações orais do evento. Foram cerca de 100 trabalhos aprovados para o evento. No total, o evento reuniu cerca de 1000 alunos, entre estudantes e participantes. O II ENARTE aconteceu no Campus São Luís-Monte Castelo. A primeira edição foi em 2016, no mesmo campus.

Uma das apresentações do Teatro Viriato Correa, foi a declamação performática do poema de Jorge de Lima “Essa nega fulô”, representada pelos estudantes do Curso Técnico em Eletromecânica Edrey Paula e Arabutan Maracaípe, do Campus Açailândia. “Esse é o primeiro evento que estou participando. A expectativa foi bem grande. A gente ensaiava todo dia depois da aula”, contou Edrey Paula. Já Arabutan Maracaípe destacou a força do poema de Jorge de Lima. “Esse é um poema que representa a nossa cultura, a cultura negra. Eu me sinto lisonjeado de ter feito essa apresentação, pois é um texto muito importante e as pessoas deveriam conhecer”, destacou.

Outra declamação de poema foi realizada por um grupo de estudantes dos cursos técnicos em Administração e Técnico em Meio Ambiente do Campus Araioses. Eles apresentaram o poema “Gritaram-me negra!”. O estudante Carlos Vitor Santos, do Curso Técnico em Meio Ambiente falou sobre essa apresentação. “Nós já havíamos apresentado esse poema na Semana da Abolição em Araioses. É um poema muito forte que fala sobre o racismo e sua superação, por isso causa bastante empatia, pois muitas pessoas se identificam com o que é dito”, analisou o estudante.

Já a estudante do Curso Técnico em Agronegócio Cyngrid Matos, do Campus Grajaú, realizou uma comunicação oral sobre a importância dos jogos teatrais de Viola Spolin. Ela faz parte do grupo teatral Mímesis coordenado pela professora Rafaela Guimarães. “Nós usamos os jogos teatrais em nossa preparação quando a gente se encontra toda sexta-feira para fazer teatro. Os jogos de Viola Spolin trabalham a concentração do ator antes de realizar a encenação. Precisamos mostrar para as pessoas a importância de ter uma preparação antes de fazer qualquer coisa, principalmente no teatro porque teatro é concentração”, contou.

O professor Márcio Aragão, do Campus São Luís-Centro Histórico, ministrou a oficina “Memorial IFMA: oficina Vestindo a Memória”, com carga horária de quatro horas. A proposta foi de trabalhar com os alunos a memória institucional. “A gente explica para os estudantes como se deu a evolução do ensino técnico no Maranhão ao longo desses 100 anos até chegar ao Instituto Federal. Aí a partir desses exemplos eles ficam livres para desenvolver uma pintura e guardar esse registro”, explicou o professor.

A diretora de Assuntos Estudantis do IFMA, Dayse Araújo, destacou as inovações do evento. “Esse ano trouxemos grandes parcerias. Temos participação da UFMA, coordenando uma oficina de cinema. A gente trouxe também um mini cine Guarnicê para quem iria participar do evento e tivemos a presença bem maior dos campi com muitos trabalhos”, disse. E completou: “Eu vejo esse momento como um momento de integração. Os alunos passaram o ano todo desenvolvendo essas atividades nos campi. É uma oportunidade de os alunos apresentarem os trabalhos deles para mostrar a importância da arte no cotidiano de uma instituição pública”, avaliou.