Página Inicial > Notícias > Docentes aprovados em doutorado recebem orientações

Docentes aprovados em doutorado recebem orientações

Na Propladi, os professores assinaram o termo de compromisso e responsabilidade, cientes dos procedimentos a eles repassados.
  • publicado 14/12/2018 12h09
  • última modificação 14/12/2018 12h20

Os três professores do Instituto Federal do Maranhão, aprovados para o Programa doutorado em ciências e matemática – PPGECEM/Reamec, foram recebidos, na manhã desta quarta-feira, 12, pelos servidores da Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Propladi) no intuito de assinarem o termo de compromisso e responsabilidade, com base nas informações que lhes foram repassadas sobre o convênio nº 02/2015, celebrado pelo IFMA, onde a instituição assume obrigações com os alunos, em caso de aprovação.

Este documento trata da cooperação acadêmica e intercâmbio técnico, científico e tecnológico entre as Instituições de Ensino Superior (IES), associadas da Amazônia Legal Brasileira, por intermédio da Rede Amazônica de Educação em Ciências (Reamec).

Na ocasião, o pró-reitor Carlos César Teixeira Ferreira parabenizou os docentes, classificados por mérito. “O resultado deste Programa valoriza e qualifica os professores do IFMA”, pontuou, acrescentando que a Pró-reitoria busca implementar modelos de estrutura organizacional, com a máxima lisura, visando fortalecer a credibilidade destes processos dentro da instituição.

As orientações sobre o convênio foram repassadas pela chefe do Departamento de Capacitação e Qualificação, Regina Azevedo, que explicou procedimentos relacionados às despesas, cronogramas de disciplinas, pagamento de bolsas, afastamentos, deslocamentos e demais informações envolvendo a participação do servidor no programa.

A professora de Química, Joyce Melo Mesquita, do Campus Avançado Porto Franco, diz que, tanto ela como os demais colegas, estão satisfeitos por participarem desta oportunidade promovida pelo IFMA, que tem criado toda uma estrutura de capacitação dos servidores os quais, ao retornarem, estarão aptos a contribuir para o fortalecimento do Ensino, Pesquisa e Extensão junto aos seus campi de origem.

As aulas se iniciam no próximo dia 07 de janeiro, na Universidade Federal do Pará. Os outros alunos do IFMA classificados foram: Elson Silva de Sousa, professor de Biologia – Campus Buriticupu – e Francisco Pessoa de Paiva Júnior, professor de Matemática – Campus Santa Inês.

Sobre o PPGECEM/Reamec

O programa almeja formar recursos humanos, em nível de doutorado, para atuação na pesquisa, docência e formação de professores, na área de Educação em Ciências e Matemática e que contribuam para a produção de novos conhecimentos para a melhoria do ensino e aprendizagem e, consequentemente, para o desenvolvimento da Rede Amazônica.