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Campus Barreirinhas recebe 90ª reunião do Coldir

Dirigentes discutiram temas como processo eletrônico, PDI, auxílio transporte, dentre outros.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 27/02/2019 17h50
  • última modificação 27/02/2019 17h53
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Foi realizada no dia 22 de fevereiro a 90ª reunião do Colégio de Dirigentes (Coldir) do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), no Campus Barreirinhas. A reunião contou com a participação do reitor, professor Roberto Brandão, dos diretores dos campi do IFMA, pró-reitores, diretores sistêmicos e representantes indicados, quando na ausência do gestor. A reunião abordou temáticas a nível interno e externo ao IFMA, além de apresentação cultural e informes gerais.

A primeira atividade do Coldir em Barreirinhas ficou por conta da apresentação cultural “Maculelê Sankofa”, realizada por alunos dos cursos técnicos do Campus Barreirinhas.  Em seguida, houve a votação para aprovação da ata da reunião anterior do Coldir (89ª reunião), com aprovação por unanimidade pelos dirigentes. Entre os informes, destacou-se a nomeação do diretor do Campus Codó, Wady Castro Junior, que assumiu cadeira no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

Durante sua fala de abertura, Roberto Brandão abordou temas das atuais reivindicações dos Institutos junto ao Ministério da Educação (MEC), e o debate da reforma da Educação Profissional e Tecnológica. Outro ponto relevante tratado pelo Reitor durante os informes foi a reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) junto ao Ministério da Casa Civil, em Brasília. A pauta da reunião foi o pedido de suspensão do Projeto de Lei (PL) que altera a Lei dos Institutos Federais.

Em seguida, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Carlos César Teixeira, destacou a modificação na identidade visual do Relatório de Gestão solicitada pelo Tribunal de Contas da União. “Já estamos com uma equipe dedicada só a isso trabalhando nessa nova identidade visual”, destacou. O Relatório de Gestão é um instrumento de prestação de contas junto ao TCU que envolve toda a Reitoria do IFMA e que tem o objetivo de apresentar os resultados institucionais anualmente. O diferencial do de 2019 é que ele é constituído por relatos integrados, uma forma mais enxuta e direta de apresentar os dados da instituição. Até o fim de março o relatório será apresentado ao CONSUP e entregue ao TCU.

Ofícios passarão a ser eletrônicos no IFMA

Após a alteração no manual de redação de documentos oficiais da Presidência da República divulgada recentemente pelo Planalto, os documentos Ofício, Memorando e Aviso, passam a ser utilizados apenas como ofício, extinguindo-se os outros dois. Carlos César explicou na reunião de dirigentes que a ideia do Planejamento estratégico do IFMA é aproveitar a oportunidade e transformar todos os ofícios produzidos no Instituto exclusivamente para a forma eletrônica, dando prosseguimento a estratégia dos processos eletrônicos. “A solução do IFMA para os processos eletrônicos é o SUAP. O sistema já trará número e diagramação únicos que seguem o novo padrão de ofício. A autenticação também é feita e validada pelo sistema”, explica o pró-reitor.

Será feito um cronograma de implantação do ofício eletrônico, e disponibilizado um treinamento para os servidores aprenderem a utilizá-lo.O processo será dividido em três etapas, conforme deliberaram os dirigentes: campanha de apresentação e treinamento, período de testes (quando serão aceitos modelos eletrônicos e em papael) e implantação, quando apenas o modelo eletrônico será aceito.

Auxílio Transporte 

Foi discutido durante a reunião de dirigentes em Barreirinhas a forma de concessão do auxílio transporte para os servidores. A diretora de gestão de pessoas, Valéria Martins, explicou que, agora, os servidores dos campi onde não há transporte público urbano, e que utilizem outros meios, como táxi ou mototáxi, devem apresentar mensalmente os comprovantes de cada dia da utilização desses serviços junto ao setor de recursos humanos, para que o benefício possa ser pago e mantido.

Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2023

Para a construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2023, o pró-reitor Carlos César percorreu, com uma comissão central, todos os campi do IFMA, para construção colaborativa do documento, coleta de informações e registro fotográfico. O PDI tem por objetivo identificar o IFMA no que diz respeito à sua filosofia de trabalho, à missão a que se propõe, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à sua estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve e/ou que pretende desenvolver. “O relatório de gestão apresenta os resultados da instituição, já o PDI apresenta a nossa filosofia para a sociedade. O o Plano serve como balizador das ações do Instituto, no sentido de demonstrar os avanços alcançados pela gestão”, afirmou Carlos César.

Após apreciação dos dirigentes no Coldir, o PDI será levado ao Conselho Superior (CONSUP), para deliberação e aprovação. A data da reunião do CONSUP está prevista para o dia 28 de fevereiro.

Outros assuntos da pauta

A pró-Reitoria de Ensino apresentou a minuta de resolução das Políticas Educacionais de Ações Afirmativas e Comissão de Validação da Auto Declaração Étnico-Racial de Candidatos Pretos e Pardos para matrícula nos cursos técnicos e superiores do IFMA, que está em construção.

Sobre o projeto Fábrica de Inovação, a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação divulgou um treinamento que será feito para motoristas do caminhão para que possam manusear o contêiner do projeto, com a presença de um representante do Instituto Federal do Tocantins.

Já o Diretor de Administração da Pró-Reitoria de Administração, Widglan Nunes, abordou a Instrução Normativa Nº 1, de 10 de janeiro de 2019, que dispõe sobre o Plano Anual de Contratações (PAC) de bens, serviços, obras e soluções de tecnologias da informação e comunicações. “O plano visa consolidar as contratações a serem realizadas ou prorrogadas no exercício subsequente, auxiliando a administração na tomada de decisão. Com o levantamento prévio das contratações, passa-se a dispor de dados gerenciais que permitirão ampliar a realização de compras compartilhadas, viabilizando novas oportunidades de ganhos, além de sinalizar ao mercado fornecedor as pretensões, de modo que este se prepare adequadamente e com antecedência para participar dos certames licitatórios”, explica Widglan. Ficou decidido por meio de votação entre os dirigentes que serão 16 perfis do planejamento e gerenciamento de contratações de cada unidade do IFMA.

A rede de diretores dos campi, por intermédio do professor Maron Gomes, apresentou a proposta do processo de eleições para constituição dos conselhos diretores dos campi, que será formado por dois técnicos administrativos, dois docentes, dois discentes, um aluno egresso, um integrante da sociedade civil, um representante sindical e um representante da reitoria. Os representantes optaram por fazer a eleição em datas independentes em cada campus, mas respeitando um mesmo cronograma geral que estabelecerá um limite de tempo para o processo eleitoral.

A Assessoria de Comunicação informou e pediu o apoio na divulgação a respeito da Pesquisa em Comunicação com estudantes e servidores, que será lançada em março, com o objetivo de avaliar e melhorar a comunicação do IFMA. A pesquisa vai ser via SUAP e ficará disponível até o fim de março.

Homenagem ao Reitor

Ao final das pautas, a diretora do Campus Timon, Jackellyne Leite, em nome de todos os diretores, fez um agradecimento ao gestor máximo do IFMA, Roberto Brandão, e o homenageou com a entrega de um presente, que representa o agradecimento pelo apoio prestado aos campi.

 

 

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Assunto(s): campus barreirinhas , Coldir , IFMA
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