Página Inicial > Notícias > Projeto do IFMA entrega Inventário Turístico de Alcântara

Projeto do IFMA entrega Inventário Turístico de Alcântara

Documento traz informações referentes a infraestrutura, atrativos culturais e serviços turísticos.
  • Com informações do IFMA Campus Alcântara
  • publicado 11/03/2019 16h50
  • última modificação 11/03/2019 17h57

Alcântara ganhou um inventário com as principais informações turísticas da cidade. O documento foi elaborado por professores e alunos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), por meio de um projeto desenvolvido pelo Eixo Tecnológico Turismo, Hospitalidade e Lazer. A entrega do foi realizada no dia 26 de fevereiro, no Auditório do IFMA Campus Alcântara, para a Prefeitura e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

O Inventário Turístico de Alcântara é composto por 154 páginas que reúnem um conjunto de informações sobre a cidade, apresentando dados gerais referentes a infraestrutura e registro dos atrativos culturais, serviços, produtos e equipamentos turísticos locais. Alcântara tem 370 anos e é reconhecida pelo seu potencial e vocação para o turismo, com tradição religiosa e arquitetura colonial.

O inventário foi entregue pelo diretor-geral do Campus Alcântara, Edalton dos Reis Silva, para o prefeito Anderson Wilker Abreu Araújo. “Com este inventário, o IFMA reafirma seu compromisso institucional com a comunidade de maneira a contribuir para desenvolvimento local”, destacou Edalton dos Reis Silva, que também parabenizou o trabalho da equipe envolvida na produção do documento.

Já Anderson Wilker falou sobre sua satisfação em receber o Inventário Turístico. “Agradeço ao IFMA pelo desenvolvimento deste trabalho e afirmo o meu desejo de dar continuidade às parcerias”, disse.

Participaram da elaboração do projeto uma equipe técnica composta pelas professoras Luciana Castro, Danielle Rocha, Ana Jéssica Corrêa, Luisa Cutrim e Vanda Freira. O trabalho teve ainda a cooperação técnica da Secretaria de Cultura e Turismo do município e a contribuição de alunos, empreendedores locais e instituições culturais.

Segundo os elaboradores do documento, um inventário turístico costuma ser a primeira etapa de elaboração de um plano de desenvolvimento turístico. “É um importante instrumento de apoio ao turismo para fins de planejamento, gestão e promoção da atividade turística, possibilitando a elaboração de Políticas Públicas de Turismo e do Turismo Sustentável” disse a coordenadora do Curso de Turismo do campus, Luciana Luísa Chaves Castro.

A cerimônia de entrega do inventário foi momento ainda de acolhida dos alunos da nova turma do Curso Superior de Gestão de Turismo do campus. Eles tiveram uma aula inaugural com a palestra do ex-secretário de Educação e Cultura de Alcântara, Carlos Orleans, autor do livro: “Alcântara, terra da gente”.

O evento também teve a participação da secretária municipal de Cultura, Marcelina Serrão, de alunos dos cursos Guia de Turismo e de Administração, da Câmara de Vereadores, da Secretaria de Estado da Cultura (SECMA), museus e casas de cultura da cidade, empreendedores locais, líderes comunitários e comunidade local.