Página Inicial > Notícias > IFMA estabelece política para criação de cooperativas-escolas

IFMA estabelece política para criação de cooperativas-escolas

Instituto também lançou edital de apoio à criação de cooperativas, para estimular alunos ao empreendedorismo e à economia solidária.

• publicado 12/03/2019 17h59
  • última modificação 13/03/2019 16h16

Com o objetivo de estimular os alunos ao cooperativismo e à economia solidária, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) estabeleceu sua política de empreendedorismo para a criação de cooperativas-escolas. A instituição também lançou, ainda em janeiro, um edital de apoio e fomento para a criação desse tipo de sociedade.

A resolução, que na verdade dispõe sobre toda a Política de Empreendedorismo do órgão, sofreu acréscimo de um fascículo dedicado às cooperativas-escolas. A nova parte do documento foi aprovada pelo Conselho Superior (Consup) do IFMA e publicada no dia 28 de fevereiro.

A política afirma que as cooperativas-escolas do IFMA têm a finalidade educativa e devem atuar “como laboratório operacional para a prática e desenvolvimento das técnicas do cooperativismo”. Elas também têm como alguns de seus objetivos “servir de instrumento operacional do processo de aprendizagem, através da autogestão” e “realizar a comercialização dos produtos decorrentes do processo ensino-aprendizagem.

De acordo com a publicação, a criação de cooperativas tem de ser motivada por interesse dos alunos, sob a coordenação de um servidor-coordenador, por meio de projeto submetido a edital específico. É necessário ainda, entre outras exigências, que elas tenham uma estrutura mínima de funcionamento, com espaço físico no campus, cedido pela direção-geral.

Política de Empreendedorismo – Fascículo II Cooperativa Escola do IFMA

Chamada para seleção de propostas de criação de cooperativas-escolas

O IFMA mantém o Edital de Fluxo Contínuo nº 01/2019, da PROEXT, para o registro, apoio e monitoramento de ações de extensão do instituto, incluindo fomento para a criação de cooperativas-escolas. Lançado em janeiro, o documento estabelece que o prazo de submissão de propostas é até 31 de outubro deste ano. Os projetos de criação de cooperativas-escolas devem ser enviados pelo Sistema Único de Administração Pública (SUAP) e protocolados, com no mínimo dois meses de antecedência ao início de execução das atividades, para os casos que necessitem de recursos financeiros da PROEXT.

Cada proposta selecionada no edital receberá a quantia máxima de R$ 4.000,00 para criação de cooperativa de forma legal e R$ 2.000,00 para consolidação das cooperativas já existentes. Como itens de despesas de custeio, estão inclusos obtenção do CNPJ, registro em cartório do estatuto, registro nos demais órgãos governamentais, confecção de nota fiscal e despesas com a contratação de terceiros. O edital também prevê o financiamento de bolsas para alunos e servidores participantes.

Edital de envio de propostas para criação de cooperativas-escolas