Página Inicial > Notícias > Projeto de empoderamento feminino capacita alunas do IFMA

Projeto de empoderamento feminino capacita alunas do IFMA

Escola de Liderança para Meninas vai tratar de temas como igualdade de gênero e protagonismo feminino.
  • Maycon Rangel
  • publicado 13/03/2019 13h00
  • última modificação 13/03/2019 13h17

Participantes da “Escola de Liderança para Meninas” elaboram regras de convivência do projeto

Com o objetivo de promover o fortalecimento das capacidades de liderança das meninas, com foco nos temas de promoção de igualdade de gênero, participação e incidência política, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e a ONG Plan International deram início às atividades do projeto Escola de Liderança para Meninas. A primeira oficina foi realizada nesta segunda-feira (11) no prédio do Centro de Referência em Tecnologias (Certec), em São Luís, e teve como facilitadoras as educadoras sociais da Plan, Isabela Costa e Luciana Santos.

A Escola de Liderança para Meninas é parte do projeto “Empodera IFMA”, promovido pela Pró-Reitoria de Ensino por meio da Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE), e terá a participação de 30 alunas do Instituto, dos campi Centro Histórico, Itapecuru-Mirim, Maracanã, Monte Castelo e Rosário. A primeira fase terá 16 encontros, que vão até dezembro e tratarão de temas como os direitos das meninas, identidades e desigualdades, lutar como uma menina, entre outros. “Além das oficinas temáticas, o projeto trabalha também com visitas institucionais a espaços como a Assembleia Legislativa e o Comando de Polícia, para que as meninas possam vivenciar outros espaços de tomada de decisão”, comenta a educadora social da Plan, Luciana Santos.

De acordo com o Censo de 2010, no Brasil há 30 milhões de meninas, que formam um grupo extenso e diversificado, composto por diferentes identidades raciais, étnicas, de classe, baseadas na crença religiosa, no território, na orientação sexual etc. Nem todas as meninas, sobretudo as de segmentos mais vulneráveis, têm a oportunidade de conhecer seus direitos e desenvolver as habilidades necessárias para participarem e serem líderes nos espaços de tomada de decisão que afetam as suas vidas e a de outras meninas. É nesse sentido que o projeto busca atuar, levando as participantes a construírem uma leitura crítica dos contextos nos quais vivem, reconhecendo desigualdades, discriminações e violências que sofrem e/ou que veem outras meninas sofrendo em vários espaços: dentro de casa, nas suas comunidades, nas escolas e na rua. Além disso, as meninas aprendem sobre seus direitos fundamentais e, principalmente, o seu direito à participação.

“De cara, a gente já debateu coisas que ocorrem no dia a dia, trocamos ideias. É muito bom saber que tem gente que está do nosso lado, que luta pela nossa causa, não é só a gente nas escolas. Esperamos aprender no curso habilidades e conhecimentos para influenciar outras mulheres”, destacou a estudante Jullya Melo, do curso técnico em Manutenção de máquinas industriais, do Campus Centro Histórico. Já Krysna Coelho, estudante do curso técnico em Administração do Campus Rosário, enxerga a Escola de Liderança como uma oportunidade para construir novos aprendizados. “Vou sair daqui mais informada. E essas informações são importantes para que possamos nos empoderar e ter nossa própria voz!”.

Um dos temas do projeto é o apoio às meninas para que elas se percebam como meninas a partir de sua identidade de gênero e geracional. “Na nossa idade, a gente vive uma crise de identidade e, muitas vezes, acaba deixando nossa identidade de lado. Um curso desses mostra o quão importante nós somos como meninas empoderadas”, ressaltou a estudante Luiza Coelho, do curso técnico em Eventos, do Campus Centro Histórico.

Saiba mais

Desde 2016, a Plan International realiza o projeto Escola de Liderança para Meninas, que promove o fortalecimento de capacidades das meninas, com foco nos temas de promoção de igualdade de gênero, participação e influência no contexto político.

Em 2019 o projeto acontecerá na grande São Luís (incluindo Paço do Lumiar e São José de Ribamar), em Codó, Timbiras e Peritoró, em Teresina – Piauí e em 2 territórios da cidade de São Paulo – SP.