Página Inicial > Notícias > IFMA aprimora sistemas de gestão na Rede Federal

IFMA aprimora sistemas de gestão na Rede Federal

A necessidade de aperfeiçoamento do Suap e SIG motivou a realização de workshop para discutir o desenvolvimento dos sistemas.
  • publicado 29/03/2019 10h41
  • última modificação 29/03/2019 13h53

William Mendes (2° da esq. para a dir.) compõe o grupo de trabalho responsável pela execução do projeto.

As experiências com o processo de desenvolvimento no Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) realizadas no Instituto Federal do Maranhão foram partilhadas no Workshop: a implantação e desenvolvimento dos sistemas de gestão nos 10 Anos de Rede Federal, realizado nos dias 26 e 27 de março, na sede do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), em Brasília.

O evento – organizado pelo Conif por meio do Fórum de Tecnologia da Informação (Forti) – teve como objetivo reunir gestores da área de Tecnologia da Informação e de áreas finalísticas que compõem a Rede Federal, no intuito de planejar e divulgar ações de desenvolvimento colaborativo, nos principais sistemas de gestão utilizados na Rede, o Suap e Sistemas Integrados de Ação (SIG).

Segundo William Mendes, diretor de Gestão de Tecnologia da Informação do IFMA, o workshop foi dividido em dois momentos. No primeiro, Institutos Federais do Maranhão (IFMA), de Goiás (IFG), Fluminense (IFF), da Paraíba (IFPB) e do Rio Grande do Norte (IFRN) que já trabalham com o Suap, apresentaram suas experiencias. “Expusemos todo o histórico do uso do Suap na instituição, bem como os vinte e nove módulos desenvolvidos pela equipe da DIGTI, ao longo destes 10 anos”.

No local, juntamente com o analista de TI Daniel Lima, responsável pelo desenvolvimento do sistema no IFMA, apresentaram experiências, integração e relacionamento com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), instituição desenvolvedora do Suap. William Mendes observa que em 2009 o IFMA foi o primeiro instituto a receber a autorização de uso deste Sistema do IFRN.  Os trabalhos, nesta fase do workshop, foram conduzidos pelo diretor de TI do IFG e coordenador da Comissão de Sistemas do Forti, Douglas Rolins de Santana.

Plano de Trabalho

A segunda etapa do workshop foi marcada pela execução de um Plano de Trabalho para o projeto piloto de desenvolvimento colaborativo nos sistemas SIG e SUAP, visando atender à demanda de sistema da Rede Federal. O documento elaborado considera necessário disponibilizar ferramenta que gerencie o processo de submissão, seleção, acompanhamento dos envolvidos e geração de informações dos projetos de ensino da instituição.

William Mendes informa que o IFMA, via DIGTI e Pró-reitoria de Ensino, irá compor o grupo de trabalho responsável pela execução do projeto. Trata-se de desenvolver um módulo para coordenação de Projetos de Ensino das instituições. “De acordo com a lista de demandas levantadas pelo Conif, identificamos a que poderia gerar um sistema de informação útil para toda a Rede. Por coincidência, o produto – que será apresentado na Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) de 2019 – atenderá o projeto de nº 21 do Planejamento Estratégico do IFMA, de responsabilidade da pró-reitora de Ensino, Ximena Paula Bandeira”.

A abertura do evento contou ainda com as presenças do coordenador da Comissão de Infraestrutura do Forti e diretor de TI do Instituto Federal do Pará (IFPA), Paulo Henrique Bezerra e do coordenador-geral de Planejamento, Orçamento e Gestão da Rede Federal (CGPOG) da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Weber Tavares Silva Júnior.

Assunto(s): Forti , SIG , Suap , workshop