Página Inicial > Notícias > Abertas inscrições para Semana Interdisciplinar da Matemática

Abertas inscrições para Semana Interdisciplinar da Matemática

Com o tema aplicabilidades da Matemática, o evento vai acontecer de 6 a 8 de maio no Campus Caxias.
  • publicado 03/04/2019 16h56
  • última modificação 03/04/2019 17h30

Pesquisadores, estudantes e professores que atuam na educação básica na área de Matemática podem participar da II Semana Interdisciplinar da Matemática ((II SEIMAT) do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias, que vai acontecer no período de 6 a 8 de maio. O evento tem a proposta de contribuir com a formação inicial e continuada de graduandos e professores de matemática, promovendo um espaço de debates e trocas de experiências entre os participantes, buscando novas propostas e pesquisas relacionadas à matemática e ao seu ensino, bem como a investigação de ações colaborativas de maneira a aumentar a sinergia e a busca de soluções efetivamente interdisciplinares para problemas que emergem na sociedade atual no âmbito da Educação Matemática.

Programação e submissão de trabalhos

A programação terá apresentação de banners, palestras, minicursos e oficinas, que vão abordar temas como a análise quantitativa, aplicações da derivada, congruência, genética e probabilidade, uso do Latex, aplicações de álgebra linear em computação gráfica e jogos digitais, utilização do método de Bayes e comparação de médias aplicando o teste t no R.

Os participantes também poderão submeter trabalhos com pesquisas em estado inicial de desenvolvimento ou finalizadas em nível de graduação ou pós-graduação até o dia 26 de abril. O tema é livre, contudo, os trabalhos devem apresentar a matemática aplicada como foco principal. Vale ressaltar que todas as submissões devem ser originais, isto é, trabalhos inéditos, não publicados ou apresentados em quaisquer tipos de eventos ou veículos de divulgação científica.

A apresentação de pôster ocorrerá no dia 08 de maio, no horário de 14h às 16h. Os trabalhos com pôsteres apresentados terão direito ao certificado on-line e à publicação do resumo em livro eletrônico no site do evento, nos anais/resumos, a partir de julho de 2019.

Sobre a II SEIMAT

A II SEIMAT é uma proposta articulada pelos professores de Matemática do IFMA Campus Caxias, que atuam no ensino médio e superior, com a parceria de docentes de outras instituições de Ensino Superior, como a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e o Instituto Federal do Piauí (IFPI). As inscrições podem ser feitas até o dia 01 de maio no site do evento.

A iniciativa tem os objetivos de:

• Contribuir para formação de estudantes de graduação, pós-graduação e de profissionais ligados à Matemática ou áreas afins;
  • Estimular a produção de trabalhos e pesquisas relacionados à Matemática, sua aplicabilidade e seu ensino;
  • Incentivar a comunicação de trabalhos e pesquisas realizadas nos cursos de graduação e pós-graduação em Matemática ou áreas afins;
  • Despertar nos estudantes o interesse pela Matemática;
  • Promover a integração e troca de experiências entre pesquisadores, professores e estudantes de cursos de graduação e pós-graduação que atuam junto à Matemática e ao Ensino de Matemática.