Página Inicial > Notícias > IFMA promove ambientação para mestrandos

IFMA promove ambientação para mestrandos

Na ocasião são esclarecidas as dúvidas sobre o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Master of Arts (M.A.) in General Management.
  • publicado 03/04/2019 09h39
  • última modificação 03/04/2019 09h46

Servidores do Instituto Federal do Maranhão, participantes do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Master of Arts (M.A.) in General Management, realizado pela Steinbeis-SIBE do Brasil, reúnem-se – nos dias 02 e 03 de abril – no auditório da Reitoria para participar do Curso de Ambientação, onde tratam de ações referentes ao mestrado. Parte do início dos trabalhos se iniciou nesta segunda-feira, 01, com a abertura do Módulo On-line, o qual se estenderá até o próximo dia 05 de abril.

Para uma plateia, formada por técnico-administrativos e docentes, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professor Carlos Cezar Teixeira, esclareceu questões administrativas do IFMA, envolvendo assuntos institucionais, afastamentos e concessão de recursos, previstos em edital.

Tratou ainda de questões práticas do curso, como as atividades que serão desenvolvidas na Alemanha, conhecimento de novas culturas, relacionamento com estudantes de outros países e desenvolvimento dos programas. Segundo Carlos Cezar, as ações são pautadas nos pilares da qualificação profissional, que concede o título de mestre ao servidor; na resolução de problemas institucionais – um ganho para o IFMA – visto que cada um dos participantes assume projetos estratégicos diversos na busca e implementação de soluções que geram resultados efetivos para a organização e, por fim, capacitação de pessoas através do desenvolvimento de competências para o IFMA.

“A legislação aplicada no processo seletivo ocorreu por meio das instâncias de governança, que atuaram de forma exemplar dentro da instituição”, ressaltou o pró-reitor, destacando a Procuradoria Jurídica, Corregedoria, Auditoria Interna, Comissão de Ética e Diretoria de Gestão de Pessoas. Já o Gabinete da Reitoria, via Projeto Estratégico de mapeamento de processo, simplificou a emissão das portarias de afastamento, favorecendo a celeridade processual dos servidores envolvidos.

Parceria

Para Marcos Flávio Lenza, gerente de Projetos da Steinbeis, os servidores integrantes neste seletivo são parceiros da empresa. Ele lembra que um curso de mestrado envolvendo, ao mesmo tempo, capacitação e transferência de conhecimento, é uma expertise em questão de desenvolvimento de problemas, atitude comum na Alemanha.

Ele conta que esta metodologia, atualmente aplicada no IFMA, é fruto da assinatura do contrato com a organização alemã em 2016, que prestou consultoria no Instituto para a elaboração e sistematização do Planejamento Estratégico. “O reitor Roberto Brandão quis trazê-la para o IFMA, onde realmente conseguimos mostrar resultados, graças aos esforços para a implementação das ações no planejamento estratégico, buscando aprimorar a excelência institucional nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação”.

A abertura da ambientação contou também com as presenças da diretora de Gestão de Pessoas, Valéria Martins e diretora de Planejamento Institucional e Desenvolvimento Humano, Clarisse Cordeiro Medeiros.