Página Inicial > Notícias > Campus Centro Histórico realiza aula inaugural de Arte, Mídia e Educação

Campus Centro Histórico realiza aula inaugural de Arte, Mídia e Educação

Aula do curso de especialização teve como tema “Tecnologias da Informação na Educação”
  • publicado 08/04/2019 14h33
  • última modificação 08/04/2019 14h33

Aula inaugural foi realizada no auditório do Campus Centro Histórico.

Arte, Mídia e Educação é a primeira pós-graduação do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus São Luís-Centro Histórico. A aula inaugural “Tecnologias da Informação na Educação”, dada pelo professor doutor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Reinaldo Portal, aconteceu no dia 5 de abril e reuniu 72 pessoas.

Durante a aula, o professor comentou sobre a necessidade de os profissionais da educação assumirem um novo paradigma dentro do processo de ensino-aprendizagem, em que o professor não é mais o centro desse processo e sim o aluno. Além disso, segundo ele, a Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) devem ser compreendidas como ferramentas importantes para o processo educativo. “Mas para isso é necessário que os docentes estejam preparados para trabalhar com elas no cotidiano da sala de aula e também fora dela”, informou.

O palestrante explicou que a tecnologia, se usada adequadamente, torna o processo de aprendizagem mais atrativo e facilita inclusive o planejamento das aulas. No entanto, de acordo com ele, é necessário que os professores estejam capacitados para seu uso. Reinaldo Portal informou que há muitos materiais disponíveis na Internet e que é função do professor filtrá-los e colocá-los à disposição dos alunos, garantindo informações de qualidade.

O pesquisador aproveitou a palestra para lançar questionamentos à plateia, com o objetivo de promover reflexões os desafios que os educadores precisarão enfrentar para alcançar o bom uso das TICs no processo educacional. “É preciso que o professor busque os caminhos ao mesmo tempo em que se responsabiliza por estimular os estudantes a buscar também novas informações e assumir parte da responsabilidade pelo seu próprio aprendizado”, disse.

Abertura do evento – Na abertura do evento, o diretor-geral do Campus São Luís-Centro Histórico, Paulo Batalha, explicou que a realização da pós-graduação é fruto da dedicação e do compromisso de professores que acreditam que somente através da educação é possível construir um mundo mais justo e fraterno. “O curso é um esforço coletivo, especialmente no momento em que a educação pública, gratuita e de qualidade, mais uma vez, é colocada em risco”, comentou.

A opinião também foi compartilhada pelo professor José Oliveira, coordenador do Curso de Pós-Graduação, que afirmou que nesse contexto desfavorável urge “reafirmar o sentido das artes para a formação das almas, do caráter e do respeito à diversidade e as liberdades individuais, a fim de tornar a sociedade mais justa e plural”. José Oliveira destacou que os aprovados no processo seletivo vão poder participar de um curso gratuito, com professores altamente qualificados e que terão um espaço para compartilhar seus saberes e vivências.

A aluna aprovada na especialização, Júlia Martins, falou sobre suas expectativas para o curso. “É fundamental para as pessoas oportunidades como esta, de poder estudar e aprimorar sua formação numa instituição pública”, disse.

Ex-estudantes do Curso de Licenciatura em Artes Visuais do IFMA, Paulo Victor Oliveira e Adson Carvalho, também aprovados para a especialização, também revelaram o que esperam do novo curso.  “Já estou trabalhando na área e vejo um total ataque ao ensino, não há esforço por parte das instituições governamentais de investir em capacitação ou formação continuada de professores”, comentou Paulo Victor. “A educação é transformadora e participar da pós-graduação é uma oportunidade de aprimorar os seus conhecimentos, especialmente porque a arte é necessária, capaz de inspirar e mudar a vida das pessoas”, declarou Adson Carvalho.