Página Inicial > Notícias > IFMA atua em projeto para meninas líderes

IFMA atua em projeto para meninas líderes

A intenção é capacitar servidoras para agirem como multiplicadoras da Escola de Liderança para Meninas
  • publicado 11/04/2019 09h55
  • última modificação 11/04/2019 09h59

As oficinas abordaram temas como identidade, desigualdade, gênero, raça, etnia e direitos humanos.

A Pró-reitoria de Ensino do Instituto Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE), promoveu, nos dias 08 e 09 de abril, o Encontro de formação escola de lideranças para meninas. Realizado no prédio do Centro de Referência em Tecnologias (Certec), em São Luís, a ação teve por objetivo capacitar servidoras dos campi do IFMA no intuito de atuarem em suas unidades, como multiplicadoras da iniciativa Escola de Liderança para Meninas – projeto da Organização Não Governamental – ONG Plan International, que propicia o fortalecimento de capacidades de mulheres com até 20 anos de idade, realçando temas de promoção de igualdade de gênero, participação e influência no contexto político.

Participaram do encontro servidoras de 28 dos 29 campi do IFMA. No local ficaram atentas ao desempenho das atividades ministradas pela gerente técnica de programas da Plan, Nicole Campos, e pela educadora social, Isabela Oliveira. As oficinas abordaram temas como identidade, desigualdade, gênero, raça, etnia, direitos humanos, democracia, cidadania, empoderamento e liderança. Além de refletir sobre leis e marcos importantes para a luta dos direitos das mulheres.

Segundo a diretora de Assuntos Estudantis do IFMA, Dayse Araújo, a intenção, a partir de agora, é reaplicar todos estes trabalhos e metodologias nos campi, de modo a constituir novas turmas de meninas, acentuando assim a temática de formação de liderança e combate à cultura da desigualdade. Ela explica que atualmente 30 alunas do Instituto, dos campi Centro Histórico, Itapecuru-Mirim, Maracanã, Monte Castelo e Rosário participam do projeto em São Luís, o qual já vem capacitando as meninas com oficinas voltadas para este conteúdo. O Campus São José de Ribamar também abraçou a ação incluindo dez alunas da escola e comunidade.

O encontro contou com a presença da pró-reitora de Ensino do IFMA, Ximena Paula Bandeira.

Uma outra etapa do cronograma de ações é cumprir calendários de agendas voltados para celebrações de datas importantes como: Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio), Dia Internacional da Menina (11 de outubro), e Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de dezembro).