Página Inicial > Notícias > IFMA recebe visita de Presidente do Conif

IFMA recebe visita de Presidente do Conif

Realização do Encontro Gastronômico das Américas foi o ponto central da agenda.
  • publicado 21/04/2019 11h59
  • última modificação 21/04/2019 11h59

Esquerda para direita: Natilene Brito, Carlos César Teixeira, Agenor Almeida, Jerônimo Rodrigues e Roberto Brandão.

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) recebeu, na quinta-feira (18), a visita do Presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e Reitor do Instituto Federal de Goiás (IFG), professor Jerônimo Rodrigues da Silva. Ele foi recebido pelo Reitor do IFMA, professor Roberto Brandão, em seu gabinete. No encontro, os dirigentes trataram de temas que são comuns às instituições da Rede Federal, como o atual cenário da educação profissional, a questão orçamentária e os eventos para o ano de 2019, com destaque para o planejamento do evento Encontro Gastronômico das Américas, que tem data prevista para novembro, em São Luís, e será organizado pelo IFMA com apoio do Conif. Essa é a primeira visita de um presidente do Conif ao prédio sede da Reitoria do IFMA. Em 2017, Roberto Brandão ocupou a presidência do Conselho.

Sobre o evento que foi ponto central da reunião, Jerônimo Rodrigues cita que é uma iniciativa que foi apoiada pelo Plenário do Conif. “É um dos eventos mais importante do segmento. Em 2017, tivemos o apoio do Conselho e a responsabilidade de apresentar a candidatura do IFMA na edição realizada em Cancún, no México. Agora, o Conif e o IFMA estão discutindo as melhores práticas para realização do Encontro”.

Já o Reitor do IFMA, Roberto Brandão, acredita que o apoio do Conif é de primordial importância para a realização do evento. “O Conif já tem a expertise em realizar grandes eventos. Estamos discutindo um modelo de gestão entre Conif e IFMA, que tenha com foco a busca por parcerias e construção de uma programação que contemple a parte acadêmica e o mundo do trabalho.,

Gestores também dialogaram sobre o andamento do LAPASSION no IFMA.

Sobre as iniciativas em andamento no IFMA, o Reitor Roberto Brandão convidou o Presidente do Conif para participar das atividades de encerramento da Etapa São Luís do projeto LAPASSION, com previsão para maio. O LAPASSION é ação integrante do programa Erasmus+, para internacionalização, promoção da inovação, desenvolvimento de habilidades técnicas e intercâmbio de boas práticas. A iniciativa envolve países Europeus, a exemplo de Portugal, Finlândia e Espanha; e da América do Sul, como o Brasil, Uruguai e o Chile.

Além dos Reitores dos Institutos Federais do Maranhão (IFMA) e Goiás (IFG), participaram da reunião o Diretor Executivo do IFMA, professor Agenor Almeida Filho, a Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação e presidente da Comissão Local para o evento Encontro Gastronômico, professora Natilene Mesquita Brito e o Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professor Carlos César Teixeira Ferreira.