Página Inicial > Notícias > Fábrica de Inovação realiza oficinas no Dia Mundial da Criatividade

Fábrica de Inovação realiza oficinas no Dia Mundial da Criatividade

Estudantes puderam participar de atividades no laboratório móvel do projeto, que visitou o Campus Monte Castelo.
  • Yane Botelho
  • publicado 23/04/2019 16h18
  • última modificação 23/04/2019 17h57

Buscando incentivar os alunos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) a serem mais criativos, o projeto Fábrica de Inovação promoveu oficinas gratuitas no Dia Mundial de Criatividade, comemorado nesta segunda-feira (22). Foram oferecidas atividades de programação com swift, impressão 3D, programação com drones, realidade virtual e aumentada e aplicativos educacionais, no laboratório móvel instalado em um contêiner que visitou o Campus São Luís-Monte Castelo.

Os estudantes que participaram das oficinas tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a Fábrica de Inovação. O laboratório móvel conta com equipamentos de alta tecnologia, como computadores para ensino de programação, impressora 3D, drones, óculos para simulação de realidade virtual, entre outras ferramentas tecnológicas.

O aluno Davi Santos, 15 anos, que está no 1º ano do Curso Técnico de Informática, participou da ação do Dia Mundial da Criatividade e teve a experiência de utilizar pela primeira vez os equipamentos da Fábrica de Inovação. “Foi uma oportunidade de usar equipamentos que nunca usei antes”, disse. Já seu colega de turma, Anderson Lopes, 15 anos, afirmou que ainda não conhecia o laboratório e que ficou surpreso com a tecnologia presente na Fábrica. “O que mais me impressionou foi o fato de o aluno do IFMA poder usar essas tecnologias para a aprendizagem e desenvolvimento de projetos”, declarou.

A aluna Bianca Kellen Monteiro Silva, 17 anos, do 3º ano do Curso Técnico em Informática, afirmou ter gostado de participar da atividade. “Foi bem divertido. Pilotei um drone e usei aplicativos que ensinam lógica”, disse.

A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFMA, Natilene Brito, que participou das atividades promovidas no Dia Mundial da Criatividade, destacou que o objetivo foi apresentar aos alunos as potencialidades da Fábrica de Inovação, mostrando aos estudantes as tecnologias embarcadas no laboratório. “Queremos que o aluno tenha proximidade com o laboratório e que eles busquem desenvolver suas próprias ideias e produtos, utilizando os equipamentos e ferramentas de alta tecnologia disponibilizadas pelo IFMA”, afirmou.

As oficinas da Fábrica foram apresentadas pelo chefe do Departamento de Inovação do IFMA, Daniel Lima. “É uma geração que está inserida em um mundo altamente tecnológico. A Fábrica de Inovação se propõe a ajudar esses estudantes a desenvolver seus projetos, suas potencialidades”, pontuou.

O que é o Dia Mundial da Criatividade?

Em 2017, a ONU – Organização das Nações Unidas, reconheceu o dia 21 de abril como data oficial para celebrar a  criatividade em todo o mundo. Em 2018, o empresário brasileiro Lucas Foster ativou, através da ProjectHub e LabCriativo, 13 cidades brasileiras para celebrarem a criatividade através de diversas atividades acontecendo ao mesmo tempo, em todo o território nacional.