Página Inicial > Notícias > Consup aprova prestação de contas de 2018

Consup aprova prestação de contas de 2018

Conselheiros apreciaram as contas da instituição relativas ao exercício 2018 e as ações da Auditoria Interna.
  • Maycon Rangel
  • publicado 29/04/2019 11h24
  • última modificação 29/04/2019 11h24

No dia 24 de abril, os membros do Conselho Superior do IFMA se reuniram na 48ª Reunião Ordinária do Consup, realizada no Auditório da Reitoria, em São Luís. Durante a reunião, foram discutidas as seguintes pautas: Prestação de contas 2018; Relatório Anual de Auditoria Interna (RAINT) 2018; Plano Anual de Auditoria Interna (PAINT) 2019; e Avaliação de processos de alteração de regime de trabalho.

(Da esq. à dir.) João da Paixão, Roberto Brandão e Nadylayne Diniz

Durante a reunião, o reitor e presidente do Consup, Roberto Brandão, convidou o presidente da Comissão de estruturação do processo eleitoral nos campi Grajaú e Pedreiras, João da Paixão, para falar a respeito das eleições para diretor geral nos campi. João da Paixão informou que o processo de consulta à comunidade foi realizado no dia 17 de abril e transcorreu de forma tranquila. No Campus Grajaú, foi eleito o atual diretor geral, o professor Francisco Alberto Gonçalves Filho. Já no Campus Pedreiras, foi eleito também o atual diretor-geral, José Cardoso de Souza Filho.

Confira a seguir as deliberações da reunião:

Carlos César apresenta a prestação de contas do ano 2018

O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional e presidente da Comissão de Elaboração da Prestação de Contas, Carlos César Teixeira, apresentou os dados referentes à prestação de contas do exercício 2018. De acordo com ele, o Tribunal de Contas da União (TCU) mudou a metodologia da prestação, baseando-se na ideia de relato integrado. Essa proposta foi estabelecida pelo Conselho Internacional para Relato Integrado (International Integrated Reporting Council – IIRC, em inglês). Segundo essa abordagem, não se trata apenas de elaborar os relatórios, mas aprimorar e tornar mais coeso o sistema de comunicação da organização.

Carlos César explicou que a prestação de contas buscou se pautar nas ações e prioridades definidas no Plano Estratégico 2016-2020, que foi construído coletivamente pela comunidade escolar e pela comunidade externa. “Ao elaborarmos a prestação de contas, buscamos nos basear nos referenciais estratégicos da instituição, que foram definidos na construção do planejamento estratégico. São eles: a missão, a visão e os valores do IFMA”. O pró-reitor informou que agora as metas do Instituto passam pela execução dos projetos estratégicos, um catálogo de 21 projetos que visam consolidar o papel do IFMA como instituição de referência na oferta de educação profissional e tecnológica e indutora do desenvolvimento do Estado do Maranhão.

Segundo o Relatório, o IFMA conta com 30 unidades e registrou, em 2018, a oferta de 511 cursos e 33.194 alunos (em 2017, eram 31.365). Ainda de acordo com o documento, o quadro funcional é composto por 3203 servidores, sendo 1805 professores (1715 da carreira de professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico; e 90 do Magistério Superior) e 1398 técnicos administrativos em Educação.

Ações de Auditoria Interna

Socorro Lages apresenta as ações da Auditoria Interna em 2018 e o planejamento para 2019

A auditora-chefe do IFMA, Socorro Lages, apresentou o Relatório Anual de Auditoria Interna (RAINT) relativo ao ano de 2018. O documento se baseia na adoção de mecanismos de gestão de risco, apontando recomendações nos diversos eixos da instituição. Além do RAINT, a auditora-chefe explanou também as ações planejadas para 2019, que estão sistematizadas no Plano Anual de Auditoria Interna (PAINT). O documento estabelece os processos prioritários a serem auditados ao longo deste ano.