Página Inicial > Notícias > Reitor realiza vistoria às obras do IFMA em Colinas

Reitor realiza vistoria às obras do IFMA em Colinas

Unidade já está com 95% das obras concluídas. Capacidade de atendimento será para 600 estudantes.
  • publicado 29/04/2019 21h31
  • última modificação 29/04/2019 21h36

Visita teve a presença de várias lideranças de Colinas e Região.

No sábado (27), o Reitor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), professor Roberto Brandão, realizou vistoria às obras do Centro de Referência Educacional da instituição em Colinas. Em estágio avançando, a previsão é que a unidade seja entregue à sociedade ainda em 2019, e terá capacidade para atender até 600 estudantes. O Deputado Federal Pedro Lucas Fernandes, a Prefeita da cidade, Valmira Miranda, o Diretor-geral da unidade, professor Samuel Barroso, além de outras autoridades acompanharam a agenda.

Construído em um terreno de cinco hectares localizado às margens da MA 270, que liga Colinas ao município de Mirador, a obra inclui um bloco pedagógico com salas de aula e laboratórios, bloco administrativo, biblioteca, área de vivência, estacionamento e urbanização.  O investimento tem valor orçado em de R$ 4.209.864,12 (quatro milhões, duzentos e nove mil, oitocentos e sessenta e quatro reais e doze centavos), tendo parte dos recursos originados de emenda parlamentar do Deputado Federal Pedro Fernandes (PTB), na legislatura 2015-2018.

Com 95% das obras concluídas, Roberto Brandão detalha que o Centro de Referência atuará no atendimento das demandas de Colinas e dos demais municípios do entorno. O Reitor resgata que, em 2014, a comunidade Colinense escolheu, em audiência pública, os eixos de atuação do IFMA na cidade. “Será uma atuação pautada para o desenvolvimento local. Esse crescimento, da oferta de cursos, será gradativo e obedecerá às demandas também dos vários municípios do Médio Sertão. Já temos a definição de que os cursos serão ofertados no eixo do Meio Ambiente, disse”.

Ainda sobre a atuação do Centro de Referência, o Reitor do IFMA cita que a iniciativa da bancada maranhense em demandar ao Ministério da Educação a transformação da unidade em Campus possibilitará também o ensino verticalizado. “Isso significa que nossa oferta não ficará apenas nos cursos técnicos de nível médio. O modelo campus nos propicia a oferta de cursos superiores de graduação e pós-graduação”, explica.

Para o parlamentar Pedro Lucas Fernandes (PTB) quem ganha é a região, com a criação de um espaço para amplo, que será bem equipado e que contribuirá com oportunidades aos jovens e trabalhadores. “Me orgulha participar desta visita, que representa a concretização de um trabalho iniciado na atuação do Deputado Pedro Fernandes.  Estou atento às demandas do IFMA. A demanda da transformação em Campus é também um compromisso nosso em acompanhar juntamente com a bancada em Brasília”, explica o Deputado Federal.

Assista ao vídeo produzido pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Colinas:

Confira as fotos: