Página Inicial > Notícias > ENEM é exigido para ingresso em cursos superiores do IFMA

ENEM é exigido para ingresso em cursos superiores do IFMA

Em 2019, pelo SISU, o Instituto Federal do Maranhão disponibilizou 1930 vagas, distribuídas no primeiro e segundo semestres.
  • publicado 07/05/2019 19h32
  • última modificação 07/05/2019 19h33

O Ministério da Educação (MEC) abriu nesta segunda-feira, 06 de maio, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2019. Os candidatos têm até as 23h59 do dia 17 de maio para se inscreverem, pela página do exame (https://enem.inep.gov.br/participante/), na internet.

Em 2019, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) ofertou 1.930 vagas, sendo 1.530 no primeiro semestre e 400 para o segundo.

O instituto conta hoje com 50 (cinquenta) cursos superiores em 18 (dezoito) campi em todo o Maranhão. São 25 licenciaturas, 18 bacharelados e 7 cursos superiores de tecnologia.

ENEM 2019

Novidades –  Com um novo sistema, esta edição dá a opção ao candidato de inserir o nome do pai e uma foto pessoal. A taxa de participação é de R$ 85,00 (oitenta e cinco reais) e deve ser paga até 23 de maio.

Quem fez todo o processo e conseguiu a gratuidade da taxa também deve entrar no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e realizar a inscrição para a prova.

O sistema do Enem permite, até o dia 17 de maio, que o candidato atualize dados de contato, troque o município onde fará o exame, mude a opção de Língua Estrangeira e altere o atendimento especializado e/ou específico. Após essa data, nenhuma informação pode ser alterada. As provas serão aplicadas em dois domingos, 3 e 10 de novembro. O cronograma completo e todas as informações necessárias estão disponíveis no site do Enem e no aplicativo do Enem.

Os participantes que necessitarem de atendimento personalizado devem solicitá-lo durante a inscrição. Surdos, pessoas com deficiência auditiva e surdocegos deverão informar se usam aparelho auditivo ou implante coclear. Para quem deseja inserir o nome social, as informações poderão ser preenchidas no site entre os dias 20 e 24 de maio.

Em 21 edições, o Enem já recebeu quase 100 milhões de inscrições. A prova avalia o desempenho do estudante e viabiliza o acesso à Educação Superior – por meio do Sisu, Prouni e Instituições Portuguesas – e a financiamento e apoio estudantil, via Fies. Os dados do Enem também permitem autoavaliação do estudante o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.

PARA SABER MAISAcesse a página do Enem