Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Senador visita obra da biblioteca do IFMA Campus Caxias
Início do conteúdo da página Notícias

Senador visita obra da biblioteca do IFMA Campus Caxias

A agenda foi cumprida na tarde da sexta (10), com a presença de autoridades do município
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 15/05/2019 14h33
  • última modificação 15/05/2019 14h33

Imprimir

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias recebeu, na sexta-feira (10), a visita do senador Roberto Rocha (PSDB/MA). A agenda do senador contou com uma discussão sobre o cenário da educação no Brasil e foi prestigiada pelo diretor-geral do campus, João da Paixão Soares, pelo diretor de administração e planejamento, Guilherme Andrade, por autoridades do município e pelo empresário Paulo Marinho.

 

Roberto Rocha visitou a construção da nova biblioteca da unidade de ensino. A obra está sendo executada com recursos provenientes de emenda parlamentar do senador, garantidos após visita ao campus em julho de 2017 e é resultado de negociações empreendidas pelo diretor-geral e esforços de políticos da região. Em estágio avançado, a previsão é que a obra seja entregue em julho deste ano.  A ordem de serviço para construção da biblioteca foi assinada pelo reitor do IFMA Roberto Brandão, em outubro de 2018. Segundo Roberto Brandão, o Instituto conta agora com 39 obras em execução em diversas unidades. Ainda de acordo com o reitor, a melhoria de infraestrutura favorecerá futuras avaliações da instituição pelo Ministério da Educação (MEC). Orçada em R$ 2,1 milhões, a obra está sendo executada pela construtora M. C. Corrêa Ltda.

 

Após a visita a obra, o diretor João da Paixão reuniu-se com o senador Roberto Rocha e apresentou demandas da unidade de ensino. O primeiro foi um projeto aprovado junto à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para recuperação de seis nascentes do rio Itapecuru. Para implementar o projeto, Roberto Rocha garantiu um kit de análise de água. “Recebo as demandas do IFMA Campus Caxias com entusiasmo e prometo empenho, pois sei que a ideia é atender bem a região. Nós temos um projeto chamado de ‘Adote uma nascente’. A ideia é criar o sentimento da ‘cultura do fazer’ no cuidado com as nascentes dos rios. Então, vou doar ao IFMA o kit que é composto desde arame farpado usado para cercar as áreas das nascentes até caminhonetes que auxiliam na limpeza e preservação”, declarou. “O meu desejo é que esse sentimento de cuidar do meio ambiente seja despertado nas pessoas e que elas passem a conservar de todo o ecossistema, garantindo a preservação e a riqueza do meio ambiente para as futuras gerações”, destacou o senador.

A segunda demanda apresentada refere-se à viabilização de recursos através de emenda parlamentar para implantação de captação de energia solar no campus. “Essa solicitação é importante pois possibilita que, com a economia na conta de energia elétrica, seja possível investir em outras demandas”, afirmou Roberto Rocha. Ainda na sexta pela manhã, o senador proferiu palestra sobre a importância das energias renováveis no cenário econômico brasileiro, na abertura do I Fórum Maranhense de Energia Fotovoltaica. A iniciativa é da Faculdade do Vale do Itapecuru (FAI) e conta com o apoio do IFMA Campus Caxias.

Além da biblioteca, a emenda de Roberta Rocha será destinada à construção de um anfiteatro. “Saio animado ao ver a obra se desenvolvendo e percebo que rapidamente será inaugurada. Espero retornar para inaugurá-la e dar o pontapé nas obras do anfiteatro”, concluiu o senador.

 

“Novamente, agradecemos ao senador Roberto Rocha pela atenção dedicada ao Instituto, em especial ao nosso campus”, frisou João da Paixão. “Além da emenda para a construção da biblioteca e do anfiteatro, o atendimento às novas demandas garantem a atuação do instituto em prol da educação profissional e tecnológica de Caxias e região”, prosseguiu. “Ao fazer essa destinação, o senador investe no futuro de milhares de jovens e adultos que o IFMA Campus Caxias atende, garantindo, dessa forma, qualidade de vida para as futuras gerações”, enalteceu. “Essas ações possibilitam a  oferta de novos cursos e uma melhoria dos [cursos] já ofertados”, finalizou.

 

A obra

A atual biblioteca tem uma área de 190,5 m2, acomodando um acervo em 26 estantes de dupla face, 5 estantes simples em um espaço de aproximadamente 47 m2. A área destinada à consulta e ao estudo individual é de 90,3 m2 e ao processamento técnico é de 7,53 m2. Suas duas salas de estudo em grupo têm 15,06 m2, comportando até 12 pessoas. De acordo com o projeto, a nova biblioteca será seis vezes maior que atual, ocupando um espaço de 1.149 m2 e acomodará 37 estantes de dupla face, com 18 mesas para estudos e 18 terminais de pesquisas com computadores. O espaço para catalogação será de 49,66 m2 e de atendimento passará a ser de 49.66 m2. Haverá ainda um espaço para administração de 24.37m2. O destaque na nova biblioteca será a construção de um auditório com capacidade para 50 pessoas, numa área de aproximadamente 100 m2.

Rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes serão instalados nos novos ambientes. Além da concepção arquitetônica, a aquisição de tecnologias, os mobiliários e a sinalização também serão adequadas para promover a inclusão de pessoas com deficiência.

Para a bibliotecária Lanna Torres Lustosa a nova biblioteca será essencial para o desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão. “Eu diria que é a concretização de um sonho plantando há aproximadamente 6 anos”, disse. “É importante destacar que a nova biblioteca vai atender não só aos alunos e professores do IFMA, mas a toda comunidade de Caxias e região”, afirmou. “No atual cenário de crises, seria muito difícil construir um projeto dessa magnitude com todas essas adequações tecnológicas e, portanto, agradecemos ao senador por materializar esse sonho”, declarou. “Como bibliotecária, eu lembro da frase de um pensador da área de biblioteconomia que diz que ‘grandes bibliotecas criam acervos, mas excelentes bibliotecas modificam e transformam suas comunidades’ e é isso que vamos fazer com essa nova biblioteca”, afirmou Lanna Lustosa.

 

Emendas parlamentares

De acordo com a Constituição Federal, a emenda parlamentar é o instrumento que o Congresso Nacional possui para participar da elaboração do orçamento anual. Por meio das emendas os parlamentares procuram aperfeiçoar a proposta encaminhada pelo Poder Executivo, visando uma melhor alocação dos recursos públicos. É a oportunidade que eles têm de acrescentar novas programações orçamentárias com o objetivo de atender as demandas das comunidades que representam. Além das emendas individuais, existem as coletivas, como as de bancada, produzidas em conjunto pelos parlamentares de estados e regiões em comum.

Fim do conteúdo da página