Página Inicial > Notícias > Servidoras participam do Encontro Nacional de Professores de Arte dos IF

Servidoras participam do Encontro Nacional de Professores de Arte dos IF

Evento foi realizado em Curitiba (PR), de 8 a 10 de maio, com a proposta de compartilhar experiências pedagógicas de arte dos campi.
  • publicado 15/05/2019 17h54
  • última modificação 20/05/2019 09h43

Servidoras do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) participaram do IV Encontro Nacional de Professores de Arte dos Institutos Federais (ENPAIF), realizado de 8 a 10 de maio, no Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Curitiba, localizado no bairro Rebouças, próximo ao Shopping Estação, antiga estação ferroviária da cidade e do Mercado Municipal de Curitiba, sob a coordenação geral da professora Doutora Cristine Roberta Piassetta Xavier (IFPR).

O evento teve a proposta de compartilhar experiências pedagógicas, ações de extensão e pesquisa desenvolvidas no âmbito dos Institutos Federais, relacionadas às áreas de conhecimento do ensino de Arte.

Com o tema “Políticas e percursos para o campo das Artes nos Institutos Federais: articulações e desafios”, o IV ENPAIF contou, na programação, com apresentações artístico-culturais, oficinas, mesas redondas, relatos de experiências, estudos de caso, ensaios em forma de artigos e resumos expandidos.

Como parte da programação, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) foi representado pela professora Mestra em Dança, Roselia Lobato Silva, convidada para participar do encontro após ser selecionada pela comissão organizadora para compor a mesa redonda “Articulações e Desafios no Campo do Ensino de Arte nos Institutos Federais”, com base na sua dissertação de Mestrado (UFBA) intitulada “A Dança no ensino médio integrado: um estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão”.

Para participar do IV ENPAIF, Roselia contou com o benefício do Edital DRG nº 001/2019 – concessão de auxílio financeiro a pesquisadores do IFMA, Campus Monte Castelo, para participação em eventos científicos e tecnológicos e de inovação nacional – adquirido após avaliação do seu currículo e da carta convite encaminhada pela comissão organizadora.

No primeiro dia do encontro, oito de maio, a professora apresentou o seu trabalho de pesquisa intitulado “Registros do ensino da Dança na Escola Técnica Federal do Maranhão”, na categoria comunicação oral, aprovado previamente para integrar o Grupo de Trabalho “Práticas do ensino de Arte e a oferta das linguagens artísticas nos IFs” e, no dia seguinte, no auditório do IFPR, participou também da mesa redonda intermediada pelo tema “Articulações e desafios no campo do ensino de Dança nos Institutos Federais”, representando a área de Dança, ao lado de outros professores pesquisadores dos distintos IFs, que abordaram as demais áreas artísticas: Artes Visuais, Música, Teatro e Audiovisual.

Conforme Roselia, “foi muito importante participar do encontro e poder socializar a atual conjuntura do ensino de Dança  no IFMA, Campus Monte Castelo, ressaltando o funcionamento do Laboratório de Dança onde desenvolvemos as atividades de ensino, pesquisa e extensão, com destaque para os processos criativos e apresentações artísticas realizadas no Cine Teatro Viriato Correia e em outros espaços do campus por meio dos estudantes do ensino médio integrado, bem como conhecer as distintas realidades dos outros campi, visando fortalecer o ensino de Arte nos Institutos Federais”.

Segundo a servidora Vanda Marinha (Campus Caxias), uma das representantes do IFMA no evento, um dos pontos de destaque foi a proposta de formalizar e fundar a associação dos professores da rede. “A discussão e a aproximação das realidades dos Institutos foi a principal marca da programação”, apontou. “Para a prática docente o encontro incentiva o protagonismo do professor de arte no campus no sentido de ver o lugar da arte, as vozes e formas de disseminar os ensinamentos por meio e através da arte”, frisou.

A chefe do Departamento Artístico-Cultural de Desporto e Lazer do IFMA, Mayara Anunciação, também participante do evento, destacou o papel da arte na educação. “É preciso compreender que a educação em arte é um processo criativo e de inovação, é um processo científico-artístico que estimula a criticidade dos sujeitos e que faz em seu rito de ensinar e aprender cientificidade dos sentidos. É uma ação libertadora”, afirmou.

A diretoria de Programas e Projetos Institucionais (DIPPI) do IFMA, Rosifrance Machado, que esteve no evento, comentou que, “no atual cenário, a integração entre todos os profissionais de arte dos Institutos Federais foi uma das principais contribuições do encontro”. Além disso, segundo ela, as discussões promovidas durante o encontro, sobretudo em torno da formação docente, foram de grande relevância. “O evento precisa continuar, pois as discussões são sempre pertinentes e atuais nos Institutos”, prosseguiu.

O evento contou ainda com contribuição da professora Doutora Alexandra Naima Machado Rudakoff (Campus Centro Histórico), como membro da Comissão de Avaliação dos Trabalhos Científicos; e a participação da professora Glicia Lorainne Moreira Silva (Campus Coelho Neto).

A próxima edição do ENPAIF será realizada no Instituto Federal do Ceará (IFCE), após sua candidatura, votação e aprovação na plenária do evento. No primeiro encontro, realizado na cidade de São Paulo/SP, em 2016, o objetivo foi conhecer as várias identidades que compõem os campi da Rede Federal. O segundo encontro, em 2017, que aconteceu em Itumbiara/GO, teve como tema “Ética e Poética de Resistência”. No ano de 2018, em Brasília/DF, o terceiro encontro visou ao aprofundamento nos atuais debates da Base Nacional Curricular Comum e seus efeitos nas ações de pesquisa, extensão e ensino da Rede Federal de Educação Profissional.