Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Servidoras participam do Encontro Nacional de Professores de Arte dos IF
Início do conteúdo da página Notícias

Servidoras participam do Encontro Nacional de Professores de Arte dos IF

Evento foi realizado em Curitiba (PR), de 8 a 10 de maio, com a proposta de compartilhar experiências pedagógicas de arte dos campi.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 15/05/2019 17h54
  • última modificação 20/05/2019 09h43

Imprimir
Servidoras do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) participaram do IV Encontro Nacional de Professores de Arte dos Institutos Federais (ENPAIF), realizado de 8 a 10 de maio, no Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Curitiba, localizado no bairro Rebouças, próximo ao Shopping Estação, antiga estação ferroviária da cidade e do Mercado Municipal de Curitiba, sob a coordenação geral da professora Doutora Cristine Roberta Piassetta Xavier (IFPR).

O evento teve a proposta de compartilhar experiências pedagógicas, ações de extensão e pesquisa desenvolvidas no âmbito dos Institutos Federais, relacionadas às áreas de conhecimento do ensino de Arte.

Com o tema “Políticas e percursos para o campo das Artes nos Institutos Federais: articulações e desafios”, o IV ENPAIF contou, na programação, com apresentações artístico-culturais, oficinas, mesas redondas, relatos de experiências, estudos de caso, ensaios em forma de artigos e resumos expandidos.

Como parte da programação, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) foi representado pela professora Mestra em Dança, Roselia Lobato Silva, convidada para participar do encontro após ser selecionada pela comissão organizadora para compor a mesa redonda “Articulações e Desafios no Campo do Ensino de Arte nos Institutos Federais”, com base na sua dissertação de Mestrado (UFBA) intitulada “A Dança no ensino médio integrado: um estudo de caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão”.

Para participar do IV ENPAIF, Roselia contou com o benefício do Edital DRG nº 001/2019 – concessão de auxílio financeiro a pesquisadores do IFMA, Campus Monte Castelo, para participação em eventos científicos e tecnológicos e de inovação nacional – adquirido após avaliação do seu currículo e da carta convite encaminhada pela comissão organizadora.

No primeiro dia do encontro, oito de maio, a professora apresentou o seu trabalho de pesquisa intitulado “Registros do ensino da Dança na Escola Técnica Federal do Maranhão”, na categoria comunicação oral, aprovado previamente para integrar o Grupo de Trabalho “Práticas do ensino de Arte e a oferta das linguagens artísticas nos IFs” e, no dia seguinte, no auditório do IFPR, participou também da mesa redonda intermediada pelo tema “Articulações e desafios no campo do ensino de Dança nos Institutos Federais”, representando a área de Dança, ao lado de outros professores pesquisadores dos distintos IFs, que abordaram as demais áreas artísticas: Artes Visuais, Música, Teatro e Audiovisual.

Conforme Roselia, “foi muito importante participar do encontro e poder socializar a atual conjuntura do ensino de Dança  no IFMA, Campus Monte Castelo, ressaltando o funcionamento do Laboratório de Dança onde desenvolvemos as atividades de ensino, pesquisa e extensão, com destaque para os processos criativos e apresentações artísticas realizadas no Cine Teatro Viriato Correia e em outros espaços do campus por meio dos estudantes do ensino médio integrado, bem como conhecer as distintas realidades dos outros campi, visando fortalecer o ensino de Arte nos Institutos Federais”.

Segundo a servidora Vanda Marinha (Campus Caxias), uma das representantes do IFMA no evento, um dos pontos de destaque foi a proposta de formalizar e fundar a associação dos professores da rede. “A discussão e a aproximação das realidades dos Institutos foi a principal marca da programação”, apontou. “Para a prática docente o encontro incentiva o protagonismo do professor de arte no campus no sentido de ver o lugar da arte, as vozes e formas de disseminar os ensinamentos por meio e através da arte”, frisou.

A chefe do Departamento Artístico-Cultural de Desporto e Lazer do IFMA, Mayara Anunciação, também participante do evento, destacou o papel da arte na educação. “É preciso compreender que a educação em arte é um processo criativo e de inovação, é um processo científico-artístico que estimula a criticidade dos sujeitos e que faz em seu rito de ensinar e aprender cientificidade dos sentidos. É uma ação libertadora”, afirmou.

A diretoria de Programas e Projetos Institucionais (DIPPI) do IFMA, Rosifrance Machado, que esteve no evento, comentou que, “no atual cenário, a integração entre todos os profissionais de arte dos Institutos Federais foi uma das principais contribuições do encontro”. Além disso, segundo ela, as discussões promovidas durante o encontro, sobretudo em torno da formação docente, foram de grande relevância. “O evento precisa continuar, pois as discussões são sempre pertinentes e atuais nos Institutos”, prosseguiu.

O evento contou ainda com contribuição da professora Doutora Alexandra Naima Machado Rudakoff (Campus Centro Histórico), como membro da Comissão de Avaliação dos Trabalhos Científicos; e a participação da professora Glicia Lorainne Moreira Silva (Campus Coelho Neto).

A próxima edição do ENPAIF será realizada no Instituto Federal do Ceará (IFCE), após sua candidatura, votação e aprovação na plenária do evento. No primeiro encontro, realizado na cidade de São Paulo/SP, em 2016, o objetivo foi conhecer as várias identidades que compõem os campi da Rede Federal. O segundo encontro, em 2017, que aconteceu em Itumbiara/GO, teve como tema “Ética e Poética de Resistência”. No ano de 2018, em Brasília/DF, o terceiro encontro visou ao aprofundamento nos atuais debates da Base Nacional Curricular Comum e seus efeitos nas ações de pesquisa, extensão e ensino da Rede Federal de Educação Profissional.

registrado em:
Fim do conteúdo da página