Página Inicial > Notícias > Campus Caxias seleciona professores para curso do Pronera

Campus Caxias seleciona professores para curso do Pronera

Estão sendo ofertadas 18 vagas. Inscrições seguem até 30 de maio, no horário de funcionamento do campus.
  • Assessoria de Comunicação, com informações do campus
  • publicado 23/05/2019 15h58
  • última modificação 23/05/2019 16h01

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias está selecionando professores para atuarem no curso técnico em Agropecuária, ofertado na forma Integrada ao Ensino Médio, em Regime de Alternância, no âmbito do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). Podem participar servidores docentes e técnico-administrativos ativos, professores substitutos/temporários e aposentados/inativos dos campi do IFMA.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas presencialmente no setor de Protocolo até o dia 30 de maio, de segunda a sexta, no horário de funcionamento da unidade de ensino.

São ofertadas 18 vagas para profissionais graduados nas seguintes áreas: Agronomia, Biologia, Ciências Agrárias, Ciência da Computação, Ciências Sociais, Educação Física Geografia, Letras com habilitação em Inglês, Filosofia, Medicina Veterinária, Química Sociologia e Zootecnia.

De acordo com o Edital Nº 144/2019, a seleção envolverá duas etapas. A primeira será de caráter eliminatório e consistirá em análise da ficha de inscrição e dos documentos apresentados no ato de inscrição. A segunda, de caráter classificatório, será a avaliação de títulos.

Os profissionais selecionados devem ter disponibilidade de um turno e carga horária semanal igual ou superior à definida como necessária pela coordenação do programa, no ato da contratação, podendo incluir sábados e/ou domingos no local de atuação. É necessário ainda que o profissional esteja disponível para eventuais deslocamentos, em função da realização de reuniões, capacitações, visitas de acompanhamento in loco, realização de cumprimento de atividades referentes à disciplina ou outros eventos do programa.

O resultado final do Processo Seletivo está previsto para 11 de junho. Vale ressaltar que os profissionais selecionados receberão bolsa conforme carga horária da disciplina.

Saiba mais

A oferta do curso técnico em Agropecuária, no âmbito do Pronera, é resultado de parceria firmada entre Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Prefeitura Municipal de Caxias e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Caxias.

O curso está sendo desenvolvido em Regime de Alternância, que prevê dois momentos formativos: o tempo escola e o tempo comunidade. O tempo escola é espaço onde serão trabalhados os diferentes saberes dos componentes curriculares. Neste período, além das atividades regulares de sala de aula, os professores utilizarão este espaço para definição e planejamento coletivo das atividades a serem desenvolvidas no tempo comunidade. Esse processo será desenvolvido em 70% da carga horária prevista para curso. Já o tempo comunidade corresponde a um período no qual os alunos irão desenvolver em suas comunidades as atividades complementares de sua formação, colocando em prática o aprendizado adquirido em sala de aula e fixando o conhecimento, que gradativamente modificará a realidade do entorno.

Organizado em alternância regular de períodos de estudos, o curso é ofertado em três anos letivos (seis módulos), com atividades em dois turnos.

Para mais informações sobre o curso, campo de atuação, dentre outras informações, acesse os sites do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, do IFMA  ou o do programa.