Página Inicial > Notícias > Caxias sediará Fórum de Educação e Saúde

Caxias sediará Fórum de Educação e Saúde

Evento ocorrerá no Assunção Festas, dia 30. Fórum busca fortalecer ações de proteção a pessoas em situação de vulnerabilidade social.
  • publicado 23/05/2019 15h24
  • última modificação 23/05/2019 16h14

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) realizará, na próxima quinta-feira (30), o Fórum Integrador do Programa Educação e Saúde, em Caxias/MA. A iniciativa do IFMA conta com o apoio dos Ministérios da Educação (MEC) e Saúde (MS). O foco central é a formação de profissionais que atuam com pessoas em situação de vulnerabilidade social, visando ao fortalecimento do atendimento humanizado sob a perspectiva das políticas públicas em Saúde. Com tema ligado à humanização em saúde, a conferência de abertura do evento será realizada pelo Secretário de Estado Extraordinária de Articulação das Políticas Públicas do Maranhão, Marcos Pacheco .

Poderão se inscrever gratuitamente pela internet estudantes e profissionais da área da Saúde, além de profissionais de instituições de assistência social e lideranças que trabalhem com pessoas em situação de vulnerabilidade social. A programação vai contar com painel de apresentação do projeto, maratona de soluções inovadoras em saúde, além de palestra e reflexões sobre a humanização da Saúde. Ao final do evento, os participantes terão direito a certificado de 8 horas.

O Fórum terá a participação do reitor do IFMA, Roberto Brandão, do diretor-geral do Campus Caxias, João da Paixão, e da diretora do Centro de Referência Tecnológica (Certec) do IFMA, Simone Santos. A iniciativa trabalha com cinco eixos temáticos: Histórico e Princípios do SUS; Gestão Participativa na Saúde; Garantias de Direitos no SUS; Condições éticas, ambientais e avaliativas para prática humanizada em saúde; e Gente cuidando de gente. Numa segunda etapa do projeto, deverão ser disponibilizados na plataforma IFMA Digital um total de 15 cursos livres e abertos na modalidade a distância.

Para mais informações, acesse a página do programa.

Maratona de soluções inovadoras em saúde

O Fórum Integrador do Programa Educação e Saúde será encerrado com uma maratona de soluções inovadoras em saúde. Chamada de Hackathon, a proposta busca desenvolver soluções que possam impactar a comunidade local.

Estudantes de cursos de graduação do Campus Caxias podem se inscrever até domingo (26). Os participantes não devem ter vínculo empregatício e precisam ser maiores de 18 anos. São 32 vagas disponíveis, divididas em 8 equipes com no máximo 4 participantes, sendo que um deve ser do curso bacharelado em Ciência da Computação. Cada membro da equipe vencedora receberá auxílio de R$ 4.100,00 para financiamento parcial do projeto. Além disso, o primeiro lugar receberá certificado e kit da Fábrica de Inovação. Já o segundo lugar receberá certificado de participação e kit da Fábrica de Inovação. Enquanto o terceiro lugar vai obter certificado de participação. O financiamento será equivalente ao período de quatro meses de atividades desenvolvidas e não haverá nenhum financiamento ou aporte posterior a esse período, segundo o edital.

O Hackathon “Educação e saúde” será realizado no Caxias Shopping Center, nos dias 29 e 30 de maio. Os desafios lançados aos participantes serão apresentados no primeiro dia do evento (29), às 15h. Daí então, serão contabilizadas 24 horas ininterruptas de prazo para o desenvolvimento das propostas (modelo de evento Hackathon).

Para mais informações acesse o Edital.

Clique aqui e faça sua inscrição