Página Inicial > Notícias > IFMA realiza ações de prevenção ao assédio

IFMA realiza ações de prevenção ao assédio

Atividades foram realizadas nos campi Monte Castelo e Centro Histórico, em São Luís.
  • publicado 27/05/2019 14h45
  • última modificação 27/05/2019 15h02

Defensor Joaquim de Araújo Neto participou das atividades no IFMA Campus São Luís-Monte Castelo.

Com foco no combate e prevenção ao assédio sexual no Instituto Federal do Maranhão (IFMA), o projeto “Empodera IFMA: Todos pela equidade de gênero na escola” realizou ações educativas nos campi Monte Castelo e Centro Histórico, nos dias 20 e 21 deste mês. As atividades foram realizadas em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração contra Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio.

O objetivo da ação foi sensibilizar os alunos sobre a importância de denunciar os casos de assédio e abuso sofridos dentro e fora da instituição. Durante as atividades, foram abordados os conceitos de assédio, o impacto do assédio e do abuso sexual contra crianças e adolescentes, os canais de denúncias internos e externos, o funcionamento da rede de apoio às vítimas e as consequências para os assediadores.

No Campus Monte Castelo, a mesa foi composta pela procuradora federal junto ao IFMA, Angela Saldanha; o defensor público titular do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente, Joaquim Gonzaga de Araújo Neto; e a psicóloga do Centro de Perícias Técnicas para a Criança e o Adolescente, Denise Leidy da Costa Sampaio. Já no Campus Centro Histórico, a mesa for comporta pela procuradora federal junto IFMA, Angela Saldanha; a defensora pública do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente, Ana Lourena Moniz Costa; e a psicóloga do Centro de Perícias Técnicas para a Criança e o Adolescente, Renata Barreto da Silva. As atividades também tiveram apoio das equipes de assistência estudantil e apoio pedagógico dos campi.

O Empodera IFMA é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), por meio da Diretoria de Assuntos Estudantis. O projeto é realizado em parceria com a Procuradoria Federal, Ouvidoria, Corregedoria Institucional e Comissão de Ética do IFMA. O projeto prevê a continuidade das ações educativas com foco no combate ao assédio sexual na instituição.