Página Inicial > Notícias > Oferta de EaD no IFMA é recredenciada com nota 4 pelo MEC

Oferta de EaD no IFMA é recredenciada com nota 4 pelo MEC

A escala de avaliação da comissão do MEC vai de 1 a 5. Gestores do IFMA se reuniram nesta terça-feira, dia 28, para discutir os principais pontos da avaliação.
  • Andréia Lima
  • publicado 30/05/2019 17h21
  • última modificação 06/06/2019 16h30

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) foi recredenciado com nota 4 – numa escala que vai de 1 a 5 – pela Comissão de Avaliação do Ministério da Educação (MEC), como instituição habilitada para a oferta de cursos de educação a distância. O Instituto já havia sido credenciado em 2010, por meio de uma portaria do MEC que validava o funcionamento de todos os Institutos Federais por cinco anos. No entanto, para continuar atuando no segmento de educação a distância, o IFMA teve que solicitar o recredenciamento, efetivado em portaria com validade de 8 anos.

Durante a reunião o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IFMA, Carlos César Teixeira, parabenizou todos os envolvidos no processo de recredenciamento. “Queremos parabenizar as instâncias da instituição, as pró-reitorias, o Campus Monte Castelo, que foi o Campus que recebeu os avaliadores. É bom saber que nós estamos no caminho certo. Sentimos o gostinho do cinco e precisamos saber agora o que fazer para alcançar este cinco”, declarou.

A portaria de recredenciamento terá validade de 8 anos.

O diretor executivo do IFMA, Agenor Almeida, ressaltou o empenho do Instituto durante todo o processo de avaliação. “Eu quero destacar esse trabalho de integração das pró-reitorias que foi determinante para que a gente obtivesse uma nota satisfatória. A nossa instituição se planejou para aquele momento, então foi uma avaliação muito tranquila”, disse.

Já o reitor do IFMA, Roberto Brandão, destacou que a nota 4 foi construída ao longo dos anos pela instituição. “Essa avaliação foi uma motivação para nós. Eu penso que quando nós estruturamos a ideia de dar uma outra roupagem administrativa estruturante para o IFMA, possibilitando traçar o rumo que nós caminharíamos, nós deixamos claro os nossos objetivos e metas”, avaliou.

A pesquisadora institucional do IFMA, Fabíola Tavares, apresentou as notas dos principais itens avaliados pela comissão do MEC.

Recredenciamento EaD – A visita da comissão de avaliação para recredenciamento dos cursos EaD do IFMA aconteceu em maio. O item avaliado que teve a melhor nota foi Políticas de Gestão, com nota 4,5. A instituição já havia sido recredenciada, em 2016, nos cursos presenciais. Para a pesquisadora institucional Fabíola Tavares a nota 4 possui grande relevância para o Instituto.

“Essa nota é um legado importantíssimo para a instituição, porque numa escala que vai de um a cinco, ficarmos com quatro demonstra que só falta um passo para a excelência, então estamos bem. Essa reunião de hoje foi justamente para a gente estudar esse quatro e entender onde pecamos e quais são as nossas fragilidades”, esclareceu Fabíola Tavares.

A diretora geral do Centro de Referência Tecnológica do IFMA (Certec) Simone Santos aproveitou a ocasião para agradecer a todos e lembrar da necessidade de ainda melhorar a estrutura dos polos EaD. “Eu queria agradecer a todos os envolvidos. A gente conseguiu atender, em tempo suficiente, ao formulário para a metodologia que foi criada. Então como está sendo pensado a infraestrutura dos nossos espaços físicos gostaria de incluir que pensássemos nas estruturas dos polos, que é onde temos as salas de aula presenciais”, explicou.