Página Inicial > Notícias > Membros do Conselho Diretor do Campus Timon tomam posse

Membros do Conselho Diretor do Campus Timon tomam posse

Cerimônia foi realizada na quarta-feira (29), na Biblioteca do campus.
  • Maycon Rangel
  • publicado 03/06/2019 10h01
  • última modificação 03/06/2019 10h01

(Da esq. à dir.) Mackléia Silva, Roberto Brandão, Jackellyne Dutra e Pedro Alcântara

Os membros do Conselho Diretor (Condir) do Campus Timon foram empossados em cerimônia realizada na quarta-feira (29) na Biblioteca do Campus. A solenidade foi presidida pela diretora-geral da unidade, Jackellyne Dutra, e contou com a presença do reitor do IFMA, Roberto Brandão. O Condir é um órgão de natureza consultiva e deliberativa nas dimensões acadêmica, administrativa, financeira, patrimonial e disciplinar, e será a instância máxima no campus.

Durante a cerimônia, o reitor Roberto Brandão falou sobre o contingenciamento de recursos financeiros para as instituições federais de ensino e sobre a necessidade de dialogar com a comunidade do campus sobre esse cenário e outras pautas relacionadas à instituição. “O Condir será de extrema importância para ampliar ainda mais o diálogo com a comunidade interna e externa e socializar as ações e decisões que envolvem o funcionamento do campus”. Roberto Brandão destacou ainda a importância dos investimentos para a educação pública. “O projeto de expansão dos Institutos e Universidades Federais não pode retroceder. Aqui, fazemos educação de qualidade e isso demanda recursos, que são destinados para ações e programas de ensino, pesquisa, extensão e inovação”.

A presidente do Condir e diretora-geral do Campus Timon, Jackellyne Dutra, parabenizou os conselheiros que vão integrar o primeiro mandato do Condir, mencionando a importância do órgão para a unidade. “O Condir é o apogeu da democracia dentro do nosso campus. Quando nós temos representantes de todos os segmentos refletindo sobre o dia a dia da nossa instituição, fica mais fácil realizar uma gestão descentralizada e participativa”.

A conselheira Mackléia Silva, representante da Diretoria de Desenvolvimento Educacional, falou em nome dos demais conselheiros, e também ressaltou o papel do Condir. “Esse colegiado terá uma importância fundamental para a condução do nosso campus de forma acertada e democrática”.

A mesa diretora foi composta também pelo diretor de Administração e Planejamento, Pedro Alcântara.

Composição

O Condir do Campus Timon será composto pelos seguintes membros:

• Jackellyne Geórgia Dutra e Silva Leite (diretora-geral);
  • Mackléia Mayara Oliveira da Silva e Silva (titular da Diretoria de Desenvolvimento Educacional);
  • Pedro Alcântara Magalhães Costa (titular da Diretoria de Administração e Planejamento);
  • Vilma Bispo Paz (titular do segmento técnico-administrativo);
  • Francisco Nivaldo Monteiro Cardoso (titular do segmento docente);
  • Danilo Mascarenhas Prado (titular do segmento docente);
  • Marcos da Silva Pereira (titular do segmento discente);
  • Manoel Vieira de Mesquita (titular do segmento discente);
  • Aurieslley Nablo da Costa Silva (segmento egressos);
  • Luís Antônio Silva Figueiredo Filho (representante titular da Reitoria);
  • Valdália Alves de Andrade (representante suplente da Reitoria).

Saiba mais

A criação do Condir foi aprovada em 2018, por meio de Resolução do Conselho Superior do IFMA que instituiu o regimento interno dos campi. O órgão é presidido pelo diretor-geral da unidade, membro nato. Os demais membros do Conselho são eleitos por seus pares nos segmentos dos técnicos-administrativos, professores e estudantes. Também há representações da gestão local, da Reitoria, de estudantes egressos, da sociedade civil e de sindicatos. Os conselheiros têm mandato de dois anos.