Página Inicial > Notícias > IFMA gradua estudantes de cinco cursos em Codó

IFMA gradua estudantes de cinco cursos em Codó

Cerimônia foi realizada no dia 30 de maio na Igreja Batista Nacional Missionária de Codó.
  • Maycon Rangel
  • publicado 05/06/2019 13h25
  • última modificação 05/06/2019 15h08

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Codó realizou no dia 30 de maio a colação de grau dos cursos de Bacharelado em Agronomia, Licenciatura em Ciências Agrárias, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Química e Tecnologia de Alimentos. A cerimônia foi realizada na Igreja Batista Nacional Missionária de Codó.

O orador da turma, João Veríssimo, falou aos colegas que é necessário ter persistência para se alcançar os sonhos e objetivos. “Carreguem consigo a dignidade e a esperança, pois elas podem se tornar vetores de mudança”.

Alex Jhonne Carvalho, concluinte do curso de Bacharelado em Agronomia e técnico em Agropecuária do Campus Codó, tem uma longa história com o Instituto, que teve início com o curso técnico em Agropecuária na antiga Escola Agrotécnica Federal de Codó.  “Além de ser uma família para mim, já que hoje também faço parte do quadro de servidores, essa vivência no IFMA fez com que eu almejasse algo a mais. Inicialmente, entrei no curso técnico em Agropecuária para aprender uma área específica, que é a Piscicultura, pois meu pai é pescador e eu queria trabalhar nessa área. À medida que fui tomando conhecimento, gosto pelo ensino, passei a ter interesse pelo curso de Agronomia e hoje estamos concretizando essa conquista”, relata Alex Jhonne, que atualmente está cursando a Especialização em Agricultura sustentável e pretende, em breve, ingressar no mestrado.

Educação que transforma

O reitor Roberto Brandão discursou sobre o papel transformador da Educação, destacando a formação humana e profissional que os estudantes tiveram ao longo dos anos de graduação. “Os Institutos Federais transformam vidas, transformam comunidades. Esse é um projeto que não pode retroceder. Assim como vocês tiveram a oportunidade de obter uma formação de qualidade, nossa intenção é que as próximas gerações também tenham esse direito garantido. Por isso, os investimentos em Educação devem ser vistos como prioridade em qualquer nação”. O reitor também parabenizou os formandos e disse que eles devem abraçar as oportunidades que irão surgir.

O diretor-geral do Campus Codó, Wady Lima, apresentou um panorama dos cursos oferecidos pela unidade, que atualmente conta com seis cursos superiores, quatro cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, três cursos de nível médio para jovens e adultos (Proeja) e duas pós-graduações lato sensu (especializações). “O Instituto Federal do Maranhão apresenta esses profissionais à sociedade com a certeza de que deu sua parcela de contribuição para o desenvolvimento regional”. Wady Lima falou sobre os desafios enfrentados pelos Institutos e Universidades Federais. “Vivemos tempos de incerteza. Mas eu acredito na nossa força, respaldada pela sociedade”.

O prefeito de Codó, Francisco Nagib, desejou êxito nos novos projetos dos formandos. “Dias prósperos para essa segunda jornada que começa para vocês, que é o mercado de trabalho. Desejo a todos muito sucesso!”.

O paraninfo da turma de Licenciatura em Matemática, Abias Rodrigues, representando os demais paraninfos, também enfatizou a importância da educação pública para o desenvolvimento social e econômico. “Nós, que lutamos com educação, sabemos que não é uma tarefa fácil. Mas os frutos sempre vêm. Esse momento é o de fazer a defesa da educação pública de qualidade”.

A mesa diretiva da cerimônia foi composta também pelo diretor de Desenvolvimento Educacional do campus, Jandherson Silva; pelo coordenador do curso de Bacharelado em Agronomia e coordenador geral dos cursos superiores, Daniel Barbosa; e pela coordenadora do curso de Tecnologia de Alimentos, Carlyanne do Nascimento.