Página Inicial > Notícias > Membros do Conselho Diretor do Campus Codó tomam posse

Membros do Conselho Diretor do Campus Codó tomam posse

Cerimônia foi realizada no dia 31 de maio no Auditório do campus.
  • Maycon Rangel
  • publicado 05/06/2019 18h55
  • última modificação 05/06/2019 18h55

(Da esq. à dir.) Jandherson Moura, Roberto Brandão, Wady Lima e Sebastião Learte

Os membros do Conselho Diretor (Condir) do Campus Codó foram empossados em cerimônia realizada no dia 31 de maio no Auditório do campus. A solenidade foi presidida pelo diretor-geral da unidade, Wady Lima, e contou com a presença do reitor do IFMA, Roberto Brandão. O Condir é um órgão de natureza consultiva e deliberativa nas dimensões acadêmica, administrativa, financeira, patrimonial e disciplinar, e será a instância máxima no campus.

O reitor Roberto Brandão rememorou os instrumentos democráticos de gestão do IFMA, como a elaboração do Planejamento Estratégico e do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que tiveram a participação das comunidades interna e externa, e enfatizou o valor da democracia e da educação pública para a sociedade brasileira. “Convido toda a sociedade de Codó a abraçar os Institutos e as Universidades Federais. Sem investimentos nas instituições públicas de ensino, estaremos na contramão do desenvolvimento do país. A instalação do Condir é um importante passo para pensar e decidir questões estratégicas para o Campus Codó”.

O presidente do Condir e diretor-geral do Campus Codó, Wady Lima, ressaltou também o papel que o colegiado terá para o desenvolvimento do campus. “O Condir vem num momento crucial e será um importante instrumento para auxiliar a gestão, com diferentes olhares dos diversos segmentos que integram o Campus Codó. Para nós, é uma satisfação dividir uma tarefa árdua, que é decidir os rumos da instituição”.

O conselheiro Valdeci Calixto Filho, representante do segmento egressos, falou sobre o trabalho que o IFMA desenvolve em Codó e região e sobre a formação que teve durante os anos em que estudou no campus. “É um prazer retornar a esta casa, agora como membro do Conselho Diretor. O Instituto representa uma ponte para a realização de sonhos e para a melhoria de vida. Por isso, vamos sempre lutar por uma educação de qualidade”. Na mesma direção, a conselheira Iara Cardoso, da Unidade Regional de Ensino – URE de Codó, representante do segmento sociedade civil, destacou a necessidade de unir forças em prol da educação. “Nossa sociedade prima por uma educação que venha a avançar e que realize os sonhos dos nossos filhos. Trabalharei com empenho junto ao Condir para possibilitar ainda mais uma educação de qualidade para as pessoas da nossa terra”.

O conselheiro Jandherson Moura, representante da Diretoria de Desenvolvimento Educacional, mencionou a missão que o Condir irá desempenhar. “Esse grupo vai reforçar o trabalho do IFMA Campus Codó, conhecendo como se dá o funcionamento dessa casa. Espero que tenhamos bons frutos para colher daqui para frente”.

A mesa diretora foi composta também pelo diretor de Administração e Planejamento, Sebastião Learte.

Composição

O Condir do Campus Codó será composto pelos seguintes membros:

• Wady Lima Castro Junior (diretor-geral);
  • Jandherson Moura Silva (titular da Diretoria de Desenvolvimento Educacional);
  • Abias Rodrigues da Cruz (suplente da Diretoria de Desenvolvimento Educacional);
  • Sebastião Learte Santos (titular da Diretoria de Administração e Planejamento);
  • Antônio José Veloso Junior (suplente da Diretoria de Administração e Planejamento);
  • José Júlio Gomes Neto (titular do segmento técnico-administrativo);
  • Ezequiel Alves Salazar (titular do segmento técnico-administrativo);
  • Adriana Alves da Silva Chaves (suplente do segmento técnico-administrativo);
  • Raimundo Nonato da Silva Morais (suplente do segmento técnico-administrativo);
  • Irapuan Lira Feitosa Filho (titular do segmento docente);
  • Álvaro Itaúna Schalcher Pereira (titular do segmento docente);
  • Isabela Nogueira Fonseca Cordeiro (suplente do segmento docente);
  • Deusivaldo Aguiar Santos (suplente do segmento docente);
  • João Paulo da Silva Sousa (titular do segmento discente);
  • Josielta Alves dos Santos (titular do segmento discente);
  • Francisco das Chagas Lima da Silva (suplente do segmento discente);
  • Rodolfo Mesquita Paes (suplente do segmento discente);
  • Valdeci Calixto da Silva Filho (titular dosegmento egressos);
  • Mauricélia de Sousa Paiva (suplente dosegmento egressos);
  • Iara Cardoso de Sá (titular do segmento sociedade civil – Unidade Regional de Educação – URE de Codó);
  • Humberto de Campos (suplente do segmento sociedade civil – Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão – Aged/MA);
  • Francisco Santos Leonardo (titular do segmento sindical – Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado do Maranhão – SINDSEP/MA);
  • Raimundo Pereira de Souza (suplente do segmento sindical – Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado do Maranhão – SINDSEP/MA)
  • Rebeca Reis Carvalho (representante titular da Reitoria);
  • Paulo Roberto de Jesus Silva (representante suplente da Reitoria).

Saiba mais

A criação do Condir foi aprovada em 2018, por meio de Resolução do Conselho Superior do IFMA que instituiu o regimento interno dos campi. O órgão é presidido pelo diretor-geral da unidade, membro nato. Os demais membros do Conselho são eleitos por seus pares nos segmentos dos técnicos-administrativos, professores e estudantes. Também há representações da gestão local, da Reitoria, de estudantes egressos, da sociedade civil e de sindicatos. Os conselheiros têm mandato de dois anos.