Página Inicial > Notícias > IFMA recebe palestrantes que estimulam cidadania

IFMA recebe palestrantes que estimulam cidadania

Caçadores de ações sociais e solidárias percorrem o país desde 2011
  • Cláudio Moraes
  • publicado 07/06/2019 17h45
  • última modificação 07/06/2019 17h48

“Its not about the money, money, money.

We don’t need your money, money, money.

We just wanna make the world dance.

Forget about the price tag”

A saga do casal Iara e Eduardo Xavier remete, de alguma forma, ao poema na voz do globalizado arariense Zeca Baleiro (Price Tag). Afinal, os fundadores dos “Caçadores de Bons Exemplos” venderam tudo e viajam o Brasil, desde 2011, em busca de pessoas que estão fazendo boas ações e servindo de exemplo em suas comunidades.

Os estudantes e servidores do IFMA Campus São Luís Monte Castelo foram alvo, no dia 31 de maio, da palestra da dupla que conta com a apoio de uma empresa do setor de telefonia com atuação no Brasil, Espanha, Argentina e China.

No dia anterior, eles foram prestigiados, na sede da Reitoria do IFMA, no bairro Renascença, em São Luís, quando efetuaram a doação de 300 exemplares de livro que leva o nome do seu projeto  – “Caçadores de bons exemplos: em busca de brasileiros que fazem a diferença”.

Durante a palestra o casal contou um pouco mais sobre a iniciativa. Segundo eles, a ideia é trazer o conceito dos caçadores para inspirar e motivar outros a fazerem o bem. Em 8 anos na estrada, conforme contam, já percorreram mais 1 milhão de quilômetros e catalogaram 1.700 projetos sociais por todos os estados brasileiros. Eles divulgam as ações de gente do bem e buscam por novos projetos já em andamento no país para conectá-los com patrocinadores que possam fortalecê-los.

“Acreditamos que cada um de nós tem o sonho de um mundo melhor para todos”, afirmou Eduardo. “Acreditamos que histórias são uma das formas mais poderosas que temos para nos conectarmos”, complementou. “Buscamos mudar o mundo compartilhando estas histórias, sejam de pessoas ou projetos, para que tenhamos cada vez mais exemplos, inspirações, conexões e que acreditemos, sim, que todos nós temos o poder de mudar o mundo”, concluiu.

O IFMA foi escolhido para recebê-los durante um encontro nacional dos dirigentes da área de gestão de pessoas da rede federal, informou a diretora Valéria Martins. “O IFMA é uma fábrica de projetos, com grande participação de estudantes”, afirmou.

A palestra levou os alunos a uma reflexão sobre o sentido da vida. “A nossa vida não é só estudar, fazer cursos, trabalhar e ganhar dinheiro”, afirma Ellen Santos, coordenadora de Qualidade de Vida da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional. “A vida é muito mais e a atividade foi uma forma de levar o pensamento crítico sobre a suas dimensões”, finalizou.

O projeto conta com uma plataforma virtual, um aplicativo móvel, palestras e parceria com rede de TV. Contatos: [email protected] Maiores informações no portal https://www.cacadoresdebonsexemplos.com.br/

OBJETIVOS

• MUDAR O OLHAR: Mostrar que existem muito mais ações positivas do que ações negativas no mundo e que estão construindo um mundo melhor.
  • INSPIRAR Sensibilizar outras pessoas a serem multiplicadores de ações positivas
  • CONECTAR: Formar uma rede de ajuda
  • VALORIZAR: Motivar os bons exemplos para prosseguirem em sua jornada

Afinal, e p’ra você, o que move o mundo ? A busca pelo vil metal como criticaria George Orwell, Shakespeare e a voz de Elis Regina ?

O que deve mover os cidadãos de bem ? Mudar o mundo ou viver dia após dia até que o anjo Belchior desça p’ra uma cerveja com o seu manto cearense?

Que a terra lhe seja leve….