Página Inicial > Notícias > Conselheiros tomam posse em São Raimundo das Mangabeiras

Conselheiros tomam posse em São Raimundo das Mangabeiras

A cerimônia aconteceu na câmara dos vereadores da cidade na noite de 4 de junho.
  • Andréia Lima
  • publicado 11/06/2019 09h34
  • última modificação 11/06/2019 09h34

Conselheiros vão discutir assuntos de natureza acadêmica, administrativa, financeira, patrimonial e disciplinar.

Foram empossados na noite da última terça-feira, dia 4, os membros do Conselho Diretor (Condir) do Campus São Raimundo das Mangabeiras. A solenidade, que aconteceu na câmara municipal, foi presidida pelo diretor-geral da unidade, Jânio Silva, e contou com a presença do reitor do IFMA, Roberto Brandão. O Condir é um órgão de natureza consultiva e deliberativa nas dimensões acadêmica, administrativa, financeira, patrimonial e disciplinar, e será a instância máxima no campus.

Para Mylena Lima, representante do segmento discente, o conselho possibilita uma aproximação entre o Campus e a sociedade. “O Conselho Diretor é o ápice da democracia dentro do Instituto. Esse órgão vai facilitar o andamento de nossos serviços e vai ajudar a socializar as ações tomadas no Campus”, declarou a estudante.

A conselheira Wild Muller, representante do segmento docente, declarou grande satisfação em fazer parte do Conselho Diretor. “É uma responsabilidade muito grande assumir esse Conselho. Faremos de tudo para o ele funcione como uma ponte entre a sociedade e o Campus”, disse.

O representante da sociedade civil, Júlio César Alves Costa, destacou a importância da presença do IFMA no município de São Raimundo das Mangabeiras. “Eu sou um grande defensor do IFMA e fico feliz de levar o nome da instituição. Hoje o IFMA é um patrimônio da nossa cidade”, observou.

O diretor-geral do Campus São Raimundo das Mangabeiras e presidente do Condir, Jânio Silva, destacou o poder que o Conselho vai assumir para deliberar e disciplinar regras para o Campus. “Vamos trazer o clamor de vários segmentos da sociedade. Eles vão trazer a sua experiência para dentro da nossa instituição. É uma forma de democratizar as ações da instituição”, explicou.

Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de São Raimundo das Mangabeiras, Leonardo de Sousa Santos, ressaltou a relevância de ter um conselho que possibilita a participação democrática. “Só a educação transforma. Ela é fundamental. As oportunidades de avanço vêm por meio da educação”, salientou.

O reitor do IFMA, Roberto Brandão, explicou que o Conselho garante a autonomia das ações do Campus. “A posse desse Conselho representa um passo a mais na busca da consolidação do nosso processo democrático. Que o Condir seja um grande e próspero debatedor de ideias e de encaminhamentos para o Campus”, desejou.

Composição

O Condir do Campus São Raimundo das Mangabeiras será composto pelos seguintes membros:

PRESIDENTE MEMBRO
SEGMENTO REITORIA MEMBRO
CARLOS GUILHERME MORAES CERQUEIRA TITULAR
SEGMENTO SINDICAL MEMBRO
FRANCISCO DE ASSIS ALMEIDA SANTANA  (SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE SRM) TITULAR

Saiba mais

A criação do Condir foi aprovada em 2018, por meio de Resolução do Conselho Superior do IFMA que instituiu o regimento interno dos campi. O órgão é presidido pelo diretor-geral da unidade, membro nato. Os demais membros do Conselho são eleitos por seus pares nos segmentos dos técnicos-administrativos, professores e estudantes. Também há representações da gestão local, da Reitoria, de estudantes egressos, da sociedade civil e de sindicatos. Os conselheiros têm mandato de dois anos.

Acesse a galeria de fotos.