Página Inicial > Notícias > IFMA abre consulta pública sobre Plano de Dados Abertos (PDA)

IFMA abre consulta pública sobre Plano de Dados Abertos (PDA)

Toda a comunidade pode participar indicando que bases de dados gostaria que fossem disponibilizadas em formato aberto.
  • publicado 11/06/2019 09h06
  • última modificação 11/06/2019 09h08

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) abriu consulta pública para que a comunidade participe da priorização de bases de dados para abertura no Plano de Dados Abertos (PDA). A consulta estará disponível até o dia 25 de junho para alunos, servidores e comunidade em geral.

Acesse o inventário de bases de dados do IFMA

Participe da consulta pública (alunos e servidores)

Participe da consulta pública (comunidade externa)

Os dados abertos são informações que devem estar livremente disponíveis para todos utilizarem e redistribuírem como desejarem, sem restrição de licenças, patentes ou mecanismos de controle. Na prática, a filosofia de dados abertos estipula algumas restrições tecnológicas para que os dados sejam legíveis por máquina. Todo dado público tem vocação para ser dado aberto.

O PDA é o instrumento que operacionaliza a Política de Dados Abertos, organizando o planejamento das ações de implementação e promoção da abertura de dados dos órgãos. O Art. 5º do decreto nº 8777/2016 estabelece os itens que devem estar presentes nos Planos e a Resolução nº 03 da CGINDA estabelece normas sobre a elaboração e publicação de PDAs. O IFMA disponibilizou o seu PDA 2018/2019 em julho de 2018. Atualmente, o documento está passando por um processo de revisão que será concluído após a avaliação das contribuições recebidas por meio desta consulta pública.

Para saber mais, conheça as leis e os princípios dos dados abertos.