Página Inicial > Notícias > Posse do Conselho Diretor é realizada em Bacabal

Posse do Conselho Diretor é realizada em Bacabal

Conselheiros tomaram posse no dia 5 de junho.
  • Andréia Lima
  • publicado 11/06/2019 12h22
  • última modificação 11/06/2019 12h22

Membros do Conselho Diretor eleitos para o Campus Bacabal.

Na tarde da última quarta-feira, 5 de junho, foi realizada a posse dos conselheiros do Conselho Diretor (Condir) do IFMA Campus Bacabal. A cerimônia aconteceu na sede do campus e foi presidida pelo diretor-geral da unidade, Maron Gomes, e contou com a presença do reitor do IFMA, Roberto Brandão. O Condir é um órgão de natureza consultiva e deliberativa nas dimensões acadêmica, administrativa, financeira, patrimonial e disciplinar, e será a instância máxima no campus.

A ex-vereadora de Bacabal e atual presidente da Academia Bacabalense de Letras, Linduína Lima, foi uma das conselheiras que tomaram posse. Ela será a representante da sociedade civil no Conselho. “Vocês estão fazendo um trabalho essencial aqui em Bacabal. A cidade cresce com a presença do IFMA. Ser conselheira é o reconhecimento de uma luta”, declarou.

A diretora de Planejamento Institucional e Desenvolvimento Humano da reitoria, Clarisse Medeiros, tomou posse no segmento representante da reitoria. Ela ressaltou o desejo de tomar as melhores decisões. “Todos os nossos campi podem melhorar e crescer. Fazer parte desse grupo é muito significativo. O nosso Campus faz a diferença para a sociedade e para os nossos alunos”, disse.

O professor Francisco Antonio Moura tomou posse no segmento representante docente. Ele falou sobre o papel transformador da educação e da importância do Conselho. “O que vemos hoje aqui no Campus é uma conquista da democracia. É uma alegria e um orgulho implantar o Condir em nosso Campus”, afirmou.

O diretor-geral do Campus Bacabal e presidente do Condir local, Maron Gomes, falou da importância de estabelecer o Conselho no Campus. “A criação desse Conselho vai me ajudar bastante nas decisões que agora serão compartilhadas. Ganhamos, assim, mais companheiros em defesa da nossa instituição”, destacou.

O reitor do IFMA Roberto Brandão destacou a importância da instituição de uma unidade do Instituto no município de Bacabal. “O Instituto Federal do Maranhão Campus Bacabal é uma realidade e não tem volta. Conto com vocês para que a gente possa ter cada vez mais esse projeto abraçado. Nós fazemos ensino de qualidade e gratuito e isso é de extrema relevância”, declarou.

No dia seguinte à posse os conselheiros realizaram a primeira reunião do Condir.

Composição

O Condir do Campus Bacabal será composto pelos seguintes membros:

PRESIDENTE MEMBRO
*** TITULAR
*** SUPLENTE

Saiba mais

A criação do Condir foi aprovada em 2018, por meio de Resolução do Conselho Superior do IFMA que instituiu o regimento interno dos campi. O órgão é presidido pelo diretor-geral da unidade, membro nato. Os demais membros do Conselho são eleitos por seus pares nos segmentos dos técnicos-administrativos, professores e estudantes. Também há representações da gestão local, da Reitoria, de estudantes egressos, da sociedade civil e de sindicatos. Os conselheiros têm mandato de dois anos.

Assunto(s): Bacabal , Condir , conselheiros , Posse