Página Inicial > Notícias > IFMA celebra tabela periódica em Semana de Química

• Cláudio Moraes
  • publicado 12/06/2019 17h54
  • última modificação 14/06/2019 13h24

Foi aberta na tarde desta quarta-feira, 12 de junho, a 8ª Semana de Química, promovida pelo IFMA Campus São Luís Monte Castelo. O evento que se prolonga até terça, 18, tem como tema “Tabela Periódica: 150 anos de contribuição para a ciência & educação. A palestra de abertura “Tabela periódica dos elementos químicos: 150 anos de sua criação” foi proferida pelo professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Cícero Bezerra, doutor em Físico Química pelo Instituto de Química de São Carlos, com pós-doutorado no Canadá, pelo Institute for Fuel Cell Innovation.

O ano de 2019 foi instituído como o ano internacional da tabela periódica pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Para a instituição, o ano internacional é uma oportunidade de reflexão sobre a história do sistema periódico descoberto, em 1869, pelo russo Dmitri Mendeleev.

A mesa de abertura contou com a participação do professor Agenor Almeida Filho, diretor executivo do IFMA, no exercício do cargo de reitor; do professor André Santos, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), órgão estadual que apoia financeiramente o evento; da professora Natilene Brito, pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFMA; do prof. Cláudio Leão Torres, diretor geral do Campus Monte Castelo; e do professor Francisco de Sousa, chefe do Departamento de Química do campus.

A atração cultural ficou por conta do show, com voz, piano e violão de integrantes do grupo musical “Figuras harmônicas”. Em seguida aconteceu a mesa redonda “Ensino da Tabela Periódica na Perspectiva da Educação” com debate entre os professores Luís Cláudio Chaves (IFMA Caxias), Oséias Santos (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas) e Rogério Teles (DAQ/IFMA-Monte Castelo).

A programação

A Semana de Química é voltada para estudantes do ensino técnico, graduação e pós-graduação, professores e interessados na temática. A programação oferta os minicursos Planejamento de Experimentos (ministrado pelo prof. Ulisses Nascimento da UFMA), Difração de Raios X: aspectos teóricos e práticos (profa. Mírzia de Jesus do IFMA), Sistema de Informação Geográfica Aplicada ao Meio Ambiente (prof. André dos Santos da FAPEMA), Espectrofotometria de Absorção Atômica com Forno de Grafite (profs. Gilmar Silva e Arlan Freitas do IFMA), A Origem dos Elementos Químicos (prof. Jaldyr Junior da UFMA)  e Metodologia Científica na Prática: simples e descomplicada (profa. Elisângela Gonçalves do IFMA).

Os participantes também puderam participar, no primeiro dia do evento, das oficinas “A Química dos Slime” (Aline Silva e John Almeida (graduandos de Licenciatura em Química do IFMA), “Quadrinhos no Contexto Educacional” (Adriano Fonseca, mestrando em Química do IFMA, Manoela Silva, mestranda em Ensino de Ciências e Matemática da UFMA, e Djanira Santos, mestranda em Química Analítica da UFMA), “Síntese de Pigmentos Inorgânicos para a Aplicação como Esmalte Cerâmico” (Gleison Marques, mestrando em Engenharia dos Materiais do IFMA) e “Indicadores naturais” (Marciel Justino, graduando de Licenciatura em Química do IFMA).

Na quinta-feira, 13, serão ofertadas as oficinas “Tecnologias Educacionais para o Ensino a Distância” (profa. Simone Santos, diretora do Centro de Referência Tecnológica do IFMA), “Se não resiste, faça seu refri” (prof. Marcelino Rufino do IFMA), “Produtos de limpeza” (profa. Cleone Campos e prof. Márcio Frazão do IFMA), “

A programação do segundo dia terá, ainda, duas palestras. “A Química dos agrotóxicos: impactos à saúde e ao meio ambiente” será ministrada pela profa.Vivian Loch  da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), enquanto o professor professor  Ozelito Amarante Junior irá discorrer sobre “A Tabela Periódica numa perspectiva da Educação Ambiental”.

Ciência e Arte

Na terça-feira, 18, irá acontecer a primeira edição do I CienciArte, um espaço de exposição técnico-científica-cultural, que busca o desenvolvimento de conhecimentos científicos a partir da integração entre arte e ciência. Com o tema “Tabela Periódica: 150 anos harmonizando ciência e arte”, a  exposição, promovida pelo Departamento Acadêmico de Química do campus , será uma forma de celebrar o Dia do químico. Também será exibido o “Show da Química”.

Internacionalização

Paralelamente, será realizada, também no último dia do evento, o 3º Encontro de Internacionalização e Pós-graduação em Química.

Serão proferidas as palestras “Política de Internacionalização no IFMA: desafios e oportunidades” (profa. Virginia Freire, diretora de Relações Internacionais do IFMA) E “Estudo de Diversidade Fúngica através da Abordagem Multi-ômicas” (prof.. Nelson Lima da Universidade do Minho de Portugal).

Também haverá relatos de experiências sobre intercâmbio internacional com Érika Sousa (doutoranda em Química pela Universidade de Aveiro de Portugal)  e Naldirene Fonseca (mestranda em Química do IFMA).

As atividade serão encerradas às 17h15 com a solenidade de premiação do I CienciArte.